Metodologia ágil e tecnologia derrubam barreiras culturais e geram mais valor ao agronegócio
A aplicação responsável e inteligente desse processo não só aumenta a satisfação do cliente, mas também pode ampliar o retorno de caixa
A aplicação da Metodologia Ágil no agronegócio tem revolucionado a forma como as empresas do setor operam, uma vez que a demanda por eficiência e qualidade no serviço está cada vez mais presente em fazendas e organizações agrícolas do país.
E esse cenário é ainda mais reforçado pela necessidade de ampliar a inovação nesse setor, tendo em vista a cultura mais tradicional de operação que algumas empresas tendem em manter, culminando em perda de competitividade num mercado cada vez mais pujante – não à toa, o agronegócio é o setor que mais contribui para o PIB nacional e correspondeu a 23% no último ano.
Leia também: Meta Connect 2024: avanços em IA e realidade aumentada
De olho na inovação, a adoção da cultura ágil nas companhias têm demonstrado avanços significativos, provando que essa metodologia, responsável por envolver a participação de diversos times nos projetos, é benéfica para a saúde operacional das organizações. Segundo uma pesquisa recente da plataforma de softwares Digital.ai, 71% das empresas de diferentes países do mundo afirmaram estar mais satisfeitas com os negócios após a aplicação do método nas operações.
Isso porque essa metodologia acelera a aplicação de tecnologias sob medida para cada contexto do agro, como a Inteligência Artificial (IA) e o CRM (Customer Relationship Management, ampliando as operações e gerando mais valor de entrega ao cliente.
As empresas do agronegócio, por exemplo, podem, a partir da aplicação desses recursos tecnológicos, fazer um mapeamento de informações para apoiar o planejamento da safra por meio de um histórico de compras. Com isso, são apresentados dados sobre a colheita passada, como data e condição de tempo, sem contar as informações sobre a concorrência para a análise madura e preditiva das ações. Esses mecanismos, portanto, fazem com que as empresas possam mitigar riscos e aproveitar oportunidades emergentes com mais eficácia.
Contudo, é preciso levar em conta que o perfil tradicional de algumas organizações pode ser um obstáculo, mas é preciso superá-lo, uma vez que, para alcançar a agilidade plena nos processos, é importante que as empresas tenham em mente as possíveis mudanças culturais nas atividades com a implementação de tecnologias avançadas. E muitas delas, são feitas até de maneira mais profunda, dependendo do caso.
E para que isso seja possível, deve-se levar em conta um diferencial nessa jornada de evolução, que é realizado por meio do acompanhamento de parceiros de tecnologia. A partir de uma orientação especialista, as empresas podem avaliar as tendências de mercado e compará-las com as necessidades de sua organização, validando, assim, a continuidade delas no mercado de forma competitiva, pois a otimização do fluxo de trabalho transforma as atividades e as tornam mais rápidas e objetivas.
A aplicação responsável e inteligente desse processo não só aumenta a satisfação do cliente, mas também pode ampliar o retorno de caixa e gerar cooperação mútua entre as equipes.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!