Metas de sustentabilidade esbarram na TI das empresas, diz estudo

Segundo levantamento da Pure Storage, gerentes de sustentabilidade apontam que a TI não toma medidas necessárias para apoiar metas de ESG

Author Photo
7:43 pm - 13 de dezembro de 2022
Imagem: Shutterstock

A agenda de sustentabilidade dentro das organizações tem ganhado a devida importância entre as lideranças, segundo levantamento da Pure Storage, em parceria com a Wakefield Research. A maioria dos gerentes de sustentabilidade (78%) diz que a liderança de sua empresa está tratando as iniciativas de sustentabilidade como prioridade, com a maioria planejando atingir as metas dentro de três a sete anos (56%). No entanto, apenas cerca de metade (51%) dos entrevistados dizem que estão no caminho certo para atingir esses objetivos.

De acordo com o levantamento, a área de TI tem se distanciado das metas de sustentabilidade. Mais do que qualquer outra área como finanças, liderança e operações, 34% dos entrevistados apontaram que a TI não toma as medidas necessárias para apoiar as metas da empresa. Apenas cerca de metade (51%) dos executivos afirma que sua equipe de TI está levando em consideração a sustentabilidade ao tomar decisões sobre compras de tecnologia.

O estudo observou um desalinhamento entre equipes de TI e sustentabilidade nas decisões de compra. Mesmo com o aumento da pegada de carbono da tecnologia, 59% dos entrevistados estimam que a posição dos fornecedores em relação à sustentabilidade provavelmente será negligenciada durante o processo de escolhas para compras. O cenário fica ainda mais preocupante quando se analisa a opinião dos gerentes de sustentabilidade: quase 2 em cada 3 (64%) dizem que só se envolvem nos projetos depois que o processo de compra de tecnologia já começou.

Leia também: Por que a sustentabilidade está se tornando uma das principais iniciativas para executivos

A tecnologia, reforça o estudo, tem um papel fundamental e crescente na condução de iniciativas de sustentabilidade. Dos  gerentes de programas de sustentabilidade ouvidos, 86% concordam que as empresas não podem atingir suas metas de sustentabilidade sem reduzir significativamente o uso de energia de sua infraestrutura de tecnologia. Esse problema deve ficar mais grave, pois 81% desses executivos preveem que o impacto da infraestrutura de tecnologia na pegada de carbono das empresas aumentará nos próximos 12 meses.

“Conforme as cargas de trabalho de dados aumentam, é fundamental mitigar o impacto ambiental da infraestrutura de dados. Este relatório sobre o papel fundamental que a TI pode desempenhar na sustentabilidade pode ser uma ferramenta importante para ajudar os líderes de TI a melhorar suas estratégias de armazenamento de dados e diminuir a pegada de carbono de sua empresa à medida que avançam em sua transformação digital”, diz Ajay Singh, diretor de Produtos da Pure Storage.

O estudo Drivers of Change: Pure Storage IT Sustainability Impact Survey 2022 ouviu 1.000 diretores de programas de sustentabilidade em mercados globais, incluindo EUA, Reino Unido, França e Alemanha.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.