MercadoPago lança plataforma para compra e venda de criptomoedas

A partir deste mês, usuários do MercadoPago poderão realizar compra e venda de Bitcoin, Ethereum e USDP

Author Photo
12:10 pm - 02 de dezembro de 2021
Criptomoedas Imagem: Shutter Stock

O MercadoPago anunciou, nesta quinta-feira (02), sua entrada oficial no mercado de criptomoedas no Brasil. A partir deste mês, usuários da plataforma de pagamentos do Mercado Livre poderão comprar e vender cripto ativos através do aplicativo do MercadoPago, começando com as criptomoedas Bitcoin, Ethereum e USDP.

O produto será operado em parceria com a Paxos, instituição regulada nos Estados Unidos que será a custodiante dos ativos criptos operados no MercadoPago. A Paxos já opera serviços similares em parceria com empresas como PayPal e Meta (ex-Facebook).

Segundo o MercadoPago, a plataforma de compra e venda de criptomoedas já está em produção e será liberada ao longo das próximas semanas no país. A expectativa é que todos os 20 milhões de usuários brasileiros do MercadoPago tenham acesso ao sistema ainda neste mês.

“O Brasil é o mercado mais relevante para o MercadoPago hoje. É o maior mercado em que a gente opera e o mercado com o público de fintech mais sofisticado da região, por isso sentimos que seria importante começar por aqui e, depois, levar isso para outros países da América Latina”, afirmou Osvaldo Gimenez, presidente de Fintech do Mercado Livre.

Leia também: Bitcoin a 100k? Criptomineradora acredita que sim

“Queremos preparar milhões de brasileiros para o futuro do dinheiro digital”, reforçou Túlio Oliveira, vice-presidente de MercadoPago e líder da plataforma no Brasil. Segundo dados deste ano do Fórum Econômico Mundial, a adesão global a criptomoedas cresceu 881% no último ano e 2.300% desde 2019.

Segundo Oliveira, a empresa tem uma expectativa de adoção “ampla” da plataforma de compra e venda de ativos cripto por conta de sua acessibilidade e simplicidade – é possível realizar uma transação com apenas três cliques, afirma a empresa.

A expectativa é que a solução seja vista, por exemplo, como uma alternativa de investimento para preservação de capital frente à inflação que países da região sofrem. As criptomoedas também são um primeiro passo para o Mercado Livre na oferta de produtos de investimento para clientes – o que deve ser expandido com mais produtos no futuro. “Mas é um produto totalmente novo para nós, precisamos esperar para saber qual vai ser a penetração que vai ter”, completou Oliveira.

Investimentos em cripto na plataforma do MercadoPago poderão ser feitos a partir de R$ 1. Haverá uma taxa inicial de 2% nas operações de compra e venda. De acordo com o MercadoPago, neste primeiro momento, a plataforma só poderá ser usada para compra e venda de ativos cripto, mas não em transações.

Na prática, isso significa que usuários não poderão, por exemplo, usar suas criptomoedas para realizar compras no Mercado Livre ou em outras plataformas. Também não será possível transferir ativos cripto do MercadoPago para outras exchanges ou carteiras. No futuro, no entanto, a plataforma deverá ser expandida para permitir essas ações. Novas criptomoedas também deverão ser suportadas com o tempo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.