A digitalização acelerada provocada pela pandemia de COVID-19 em 2020 movimentou globalmente mais de US$ 900 bilhões no último ano, segundo o último relatório Recovery Insights da Mastercard. No Brasil, de acordo com o índice macroeconômico da Mastercard, o SpedingPulse, o e-commerce teve uma expansão de 75% em 2020, de acordo com o novo estudo da companhia. A modalidade chegou a representar 11% das vendas do varejo.
A participação do comércio eletrônico nas vendas do varejo brasileiro antes da crise era de 6%, passando para 11% no auge, enquanto o nível atual é de 7%, com o relatório aponta que uma mudança de aproximadamente 1,3% seja permanente.
Com um crescimento de 10% na média de lojas visitadas pelos brasileiros em 2020, a digitalização dos negócios e as vendas online foram a salvação para diversos varejistas, restaurantes e outras empresas de grande e pequeno porte. Graças ao comércio virtual, elas conseguiram atravessar o período de distanciamento social e mantiveram suas operações.
Segundo o relatório Recovery Insights: Commerce E-volution, a previsão é que cerca de 20-30% da mudança global para o digital impulsionada pela Covid-19 seja permanente.
Leia também: Paulo Torres é novo COO da Logicalis Brasil
Embora a transformação digital não tenha sido universal e consistente – devido a diferenças geográficas, econômicas e de cada comunidade – o relatório revelou diversas tendências globais:
“Enquanto os consumidores tiveram a necessidade de ficar em casa, seu dinheiro pôde continuar movimentando a economia local e global, graças ao e-commerce. A digitalização da economia, só foi possível graças à atuação de players como a Mastercard que há anos vem trabalhando em tecnologias que viabilizassem novas modalidades de pagamento digital de maneira segura, rápida e fácil”, finaliza o gerente geral da Mastercard Brasil, Estanislau Bassols.
A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…
Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…
A história de Hélcio Lenz e da Körber Supply Chain poderia ser resumida como Efeito…
Um evento que promete debater as maiores inovações e tendências sobre internet das coisas (IoT)…
Como não poderia deixar de ser, a inteligência artificial generativa (GenAI) aparece como uma das…
A Scala Data Centers, provedor latino-americana de serviços de data center, anunciou que concluiu com…