Notícias

No marketing, IA é vista como aliada da produtividade, diz RD Station

A inteligência artificial (IA) já é vista como a estratégia mais relevante para gerar produtividade nos próximos anos para a maioria dos profissionais de marketing no Brasil. A conclusão é de um novo estudo realizado pela RD Station, em parceria com a Totvs, Exact Sales, Lexos e Tallos.

Entre os 1.600 profissionais ouvidos que atuam em empresas dos mais diversos portes e segmentos, 73% deles elegeram a IA como determinante para o futuro da produtividade.

“A Inteligência Artificial ganhou destaque nas operações de Marketing, principalmente com a alta aderência de uso do ChatGPT, que 59% dos profissionais afirmaram já usar em suas rotinas”, comenta Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

O Panorama de Marketing 2023 buscou avaliar também os principais desafios que os profissionais do setor enfrentam em 2023. Gerar demanda para vendas é o maior deles (34%).

Para 51% dos profissionais entrevistados, as metas de vendas também são de sua responsabilidade. Para a maioria (75%), as metas de marketing não foram batidas em 2022.

“Ao ouvir os times na pesquisa, vemos que há um desalinhamento e que não há processos bem definidos com times comerciais, em que apenas 18% dos respondentes dizem que há uma integração satisfatória entre os times de marketing e vendas. Por isso, a aproximação dessas duas áreas estratégicas devem ser conectadas e complementares”, pondera em comunicado Robinson Friede, diretor de geração de demanda e growth marketing da RD Station.

Há, entretanto, boas perspectivas entre os profissionais de marketing, que afirmam estar muito focados em melhorar as vendas. 76% dos respondentes estão com expectativa em atingir crescimento em 2023 e 41% das empresas almejam ultrapassar esse patamar com o mesmo investimento feito no último ano.

Leia também: Intel e Sonda firmam parceria com foco na América Latina

Como estratégia, 45% das empresas priorizam Inbound Marketing, que permite elevar a qualidade dos relacionamentos e aumentar a presença digital das marcas.

Já quando se trata de canal de comunicação e marketing, o WhatsApp é o destaque, pois os profissionais acreditam que, além de ser útil para a divulgação de produtos e serviços, tem como maior poder de utilização as ações de vendas: 72% das pessoas respondentes usam no atendimento comercial e no fechamento de vendas e 55% no pós-venda.

Enquanto na frente de marcas, a imensa maioria (85%) utiliza as redes sociais para criar estratégias mais personalizadas em canais como o Tik Tok e Instagram.

Cultura de dados

Ainda segundo o estudo, os dados não são majoritariamente explorados no setor. Cerca de 44% dos respondentes afirmaram não ter rotinas e processos definidos na documentação de informações, enquanto 56% possuem rotina e processos definidos, mas com mais da metade sem formalizar os dados.

De acordo com os resultados, a maior parte dos profissionais de Marketing têm dificuldade de gerar relatórios ou fazer análises porque a atividade ainda é muito manual (56%), de priorizar a análise de dados na rotina (53%) e de coletar os dados que estão em muitas ferramentas ou locais diferentes (52%).

Entre os segmentos, há maior destaque negativo para consultorias e treinamentos e Engenharia e Indústria Geral, em que mais da metade (63%) têm dificuldade de priorizar a análise de rotina, seguidos pelo Varejo (60%). No total da pesquisa, apenas 27% dizem não ter nenhum problema em comprovar o sucesso das ações.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

3 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

4 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

4 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

6 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

6 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

7 horas ago