Máquinas farão compras sozinhas até 2025. Assustador ou normal?

 

A Bain & Company entrevistou executivos de 700 empresas em todo o mundo acerca de 20 ferramentas para melhorar a experiência do cliente, em quatro categorias: detecção, decisão, atuação e gerenciamento. E o resultado mostrou que o avanço de sensores e experiência personalizada por inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) darão poder às máquinas, que poderão fazer compras sozinhas até 2025.

O levantamento indiciou que existe uma forte tendência de a tecnologia captar o sentimento do cliente, que será captado pelo uso de sensores biológicos (ex.: retina, temperatura do corpo, batimentos cardíacos) para detectar suas emoções. Na América Latina, 52% citaram que isso se tornará realidade. Na Europa, 48%; América do Norte, 34%; e Ásia-Pacífico, 66%.

Outro resultado mostra que máquinas se tornarão clientes, à medida que as pessoas passarem a delegar decisões a seus bots. Na América Latina, 40%; Europa, 41%; América do Norte, 31%; e Ásia-Pacífico, 54%.

A automação permitirá que os varejistas saibam quando um cliente ficará sem um produto e o entregarão automaticamente. Essa percepção foi citada por 73% dos respondentes. Além disso, em três anos 57% dos respondentes acreditam que haverá o crescimento no uso de ferramentas de personalização para facilitar mecanismo de decisão automatizada.

 

 

 

Recent Posts

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

2 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

15 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

1 dia ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

1 dia ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

1 dia ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

1 dia ago