Maior rede de bots de spam do mundo tem queda drástica no 1º tri

Relatório da Kaspersky Lab mostra que, no primeiro trimestre de 2017, a Necurs, a maior rede de bots de spam do mundo, registrou um drástico declínio em seu tráfego de e-mails fraudulentos: de mais de 35 milhões de e-mails fraudulentos em dezembro de 2016 a quase 7 mil em março de 2017. Além disso, a empresa detectou cibercriminosos tentando usar canais alternativos, a fim de ignorar os filtros de spam.

O relatório também identificou que a parcela global de spam correspondeu, em média, a quase 56% do tráfego de e-mail do primeiro trimestre, em comparação com 59,9% no quarto trimestre de 2016. Outro número destacado pelos especialistas é que o total de anexos de malware no tráfego de e-mail diminuiu 2,4 vezes em relação ao trimestre anterior.

Ainda, mais da metade de todos os ataques de phishing foram direcionados ao setor financeiro, incluindo bancos (quase 26%), sistemas de pagamento (mais de 13%) e lojas virtuais (quase 11%).

Por fim, o estudo conclui que o Brasil está entre os 10 principais países fontes de spam e entre os 10 principais países alvo de e-mail mal-intencionado. O País também ocupa a 2ª posição dos 10 melhores países por porcentagem de usuários atacados.

A decadência da botnet Necurs
Em 2016, os pesquisadores da Kaspersky Lab identificaram um grande crescimento dos spams com anexos maliciosos, especialmente malwares de criptografia. A maior parte desse tráfego veio da botnet Necurs, atualmente considerada a maior botnet de spam do mundo. No entanto, no final de dezembro de 2016, essa rede praticamente parou e não apenas para os feriados de fim de ano. Os spams da botnet ficaram em um nível muito baixo quase durante todo o primeiro trimestre de 2017.

Aparentemente, os criminosos ficaram intimidados com o grande alarde em torno dos malwares de criptografia e decidiram suspender os envios de e-mail em massa. Contudo, é pouco provável que essa decisão resulte na extinção desse vetor de ataque.

Recent Posts

Coalizão Symbiosis: Big techs unem forças para impulsionar mercado de remoção de carbono

Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft…

3 horas ago

Pagamentos via Pix no exterior: Rendix tem o objetivo de expandir globalmente

A plataforma Rendix, que permite pagamentos via Pix em transações internacionais, está ganhando terreno na…

4 horas ago

DeepL anuncia aporte de US$ 300 mi para crescer internacionalmente

A DeepL, empresa alemã especialista em linguagem natural para IA, anunciou essa semana um investimento…

5 horas ago

Tecnologia de ponta falha na proteção contra roubos de carros Tesla

A segurança dos veículos Tesla, que adotaram recentemente a tecnologia de rádio de banda ultralarga,…

7 horas ago

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

8 horas ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

9 horas ago