Notícias

Maior parte do setor financeiro adota IA, mas orçamento ainda é empecilho

De fintechs a grandes bancos, passando pelas empresas que negociam em Wall Street, a maior parte do setor financeiro tem adotado soluções de Inteligência Artificial para melhorar serviços e reduzir fraudes.

Segundo o “State of AI in Financial Services”, realizado pela Nvidia, 78% das empresas do setor usam computação acelerada para fornecer aplicações habilitadas para IA por meio de machine learning, deep learning ou computação de alto desempenho. O estudo ouviu mais de 500 executivos, desenvolvedores, cientistas de dados, engenheiros e equipes de TI que trabalham no setor.

A detecção de fraudes envolvendo pagamentos e transações foi o principal caso de uso da IA por todos os entrevistados (31%), seguido por IA conversacional (28%), e negociação algorítmica (27%).

Leia mais: Consumidores priorizarão segurança online em 2022

Aplicações habilitadas para IA para detecção de fraudes, como a Conheça Seu Cliente (KYC) e Anti-lavagem de Dinheiro (AML), tiveram um crescimento de pelo menos 300%, de acordo com a pesquisa.

No entanto, apesar da maioria afirmar que adota soluções de Inteligência Artificial, os objetivos de IA de uma empresa ainda parecem estar distantes de serem alcançados.

Apenas 16% dos entrevistados concordaram que sua empresa está gastando a quantia certa de dinheiro em IA e 37% acreditam que a “falta de orçamento” é o principal desafio para atingir suas metas de IA. Os obstáculos adicionais incluíram poucos cientistas de dados, falta de dados e explicabilidade, com um terço dos entrevistados listando cada opção.

Entre aqueles que planejam investir em IA, 43% afirmou que priorizará a contratação de mais especialistas em IA, enquanto, 36% pretende investir mais em infraestrutura. O estudo também revelou haver uma lacuna entre a pesquisa de IA e a produção – apenas 23% dos entrevistados acreditam que sua empresa tem a capacidade e o conhecimento para mover um projeto de IA.

“A tecnologia de IA carrega potenciais infinitos dentro do mercado financeiro. Esse é só o começo do que uma análise de dados feita com tecnologia de ponta pode proporcionar. Essa é uma tendência que está sendo abraçada por novas fintechs, que nascem com um DNA focado em tecnologia, e está sendo percebida por grandes e antigas instituições, como os bancos. É algo que, em breve, deverá ser comum em todo o mundo, sobretudo no quesito de garantir maior segurança”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

10 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

11 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

12 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

13 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

15 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

16 horas ago