Maior parte do setor financeiro adota IA, mas orçamento ainda é empecilho

Segundo Nvidia, setor recorre à IA para combate à fraudes, mas profissionais não estão satisfeitos com nível de adoção da tecnologia

Author Photo
10:35 am - 30 de março de 2022

De fintechs a grandes bancos, passando pelas empresas que negociam em Wall Street, a maior parte do setor financeiro tem adotado soluções de Inteligência Artificial para melhorar serviços e reduzir fraudes.

Segundo o “State of AI in Financial Services”, realizado pela Nvidia, 78% das empresas do setor usam computação acelerada para fornecer aplicações habilitadas para IA por meio de machine learning, deep learning ou computação de alto desempenho. O estudo ouviu mais de 500 executivos, desenvolvedores, cientistas de dados, engenheiros e equipes de TI que trabalham no setor.

A detecção de fraudes envolvendo pagamentos e transações foi o principal caso de uso da IA por todos os entrevistados (31%), seguido por IA conversacional (28%), e negociação algorítmica (27%).

Leia mais: Consumidores priorizarão segurança online em 2022

Aplicações habilitadas para IA para detecção de fraudes, como a Conheça Seu Cliente (KYC) e Anti-lavagem de Dinheiro (AML), tiveram um crescimento de pelo menos 300%, de acordo com a pesquisa.

No entanto, apesar da maioria afirmar que adota soluções de Inteligência Artificial, os objetivos de IA de uma empresa ainda parecem estar distantes de serem alcançados.

Apenas 16% dos entrevistados concordaram que sua empresa está gastando a quantia certa de dinheiro em IA e 37% acreditam que a “falta de orçamento” é o principal desafio para atingir suas metas de IA. Os obstáculos adicionais incluíram poucos cientistas de dados, falta de dados e explicabilidade, com um terço dos entrevistados listando cada opção.

Entre aqueles que planejam investir em IA, 43% afirmou que priorizará a contratação de mais especialistas em IA, enquanto, 36% pretende investir mais em infraestrutura. O estudo também revelou haver uma lacuna entre a pesquisa de IA e a produção – apenas 23% dos entrevistados acreditam que sua empresa tem a capacidade e o conhecimento para mover um projeto de IA.

“A tecnologia de IA carrega potenciais infinitos dentro do mercado financeiro. Esse é só o começo do que uma análise de dados feita com tecnologia de ponta pode proporcionar. Essa é uma tendência que está sendo abraçada por novas fintechs, que nascem com um DNA focado em tecnologia, e está sendo percebida por grandes e antigas instituições, como os bancos. É algo que, em breve, deverá ser comum em todo o mundo, sobretudo no quesito de garantir maior segurança”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.