Categories: Notícias

Líderes falham em capitalizar crescimento de PaaS, afirma Gartner

A receita total de software de middleware e infraestrutura de aplicação (AIM) no mundo totalizaram US$ 23,9 bilhões em 2015, aumento de 0,1% com relação ao registrado em 2014, de acordo com levantamento realizado pelo Gartner.
Ainda de acordo com o instituto, a valorização considerável do dólar norte-americano no ano passado mascarou o crescimento no mercado. Em moeda constante, o crescimento foi de 7,8%, impulsionado pelo rápido crescimento do segmento de plataforma como serviço (PaaS, na sigla em inglês).
De acordo com Fabrizio Biscotti, diretor de pesquisas do Gartner, o segmento mostrou o crescimento mais impressionante, não apenas no mercado AIM, mas em todo o mercado de software empresarial. “Integration PaaS (iPaaS) cresceu 55%, enquanto aplicação PaaS (aPaaS) cresceu 40%, apesar do dólar”, afirmou.
Segundo o Gartner, embora tecnologias mais antigas continuem a ser a primeira escolha para cenários de aplicação mais exigentes, a evolução da maturidade de infraestrutura de aplicativo em nuvem agora oferece maior agilidade, escalabilidade e eficiência do que as tecnologias tradicionais on-premise.
Essa transição em curso para serviços em cloud e a onda emergente de inovação em torno da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) empurra ainda mais os gastos com infraestrutura de aplicação para longe de modelos mais antigos e os direciona a análises orientadas a eventos e processos.
Para Biscotti, a concentração do mercado entre os maiores fornecedores está diminuindo com a chegada de especialistas e provedores de código aberto e de nuvem”, disse. “O crescimento do iPaaS e aPaaS, em grande parte, não beneficiou operadores de mercado.”
Em 2015, os maiores vendedores mantiveram suas posições de mercado – embora o líder do mercado, a IBM, tenha sofrido queda na receita de cerca de 13%, caindo para 25% do total do mercado de software AIM.
A receita da Oracle também caiu em cerca de 4%, capturando 13% do mercado total. A Microsoft, com seus 5% de crescimento de receita, foi um dos únicos dos três players que tiveram aumentos.
A Salesforce manteve o quarto lugar, enquanto a Software AG saiu do top cinco – trocando de lugar com TIBCO Software.
“A Salesforce continua a perturbar o mercado AIM, com sua receita crescendo mais de 36%”, disse Biscotti. “O forte desempenho da empresa, bem como o crescimento constante da categoria ‘outros’, sublinha a tendência de organizações unicamente de nuvem e experts menores abocanhando uma quota de mercado à custa de fornecedores tradicionais nesse espaço.”

Recent Posts

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

23 minutos ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

1 hora ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

2 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

3 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

4 horas ago

Körber Supply Chain: Brasil moderniza cadeia de suprimentos ao ver escassez de mão de obra

A história de Hélcio Lenz e da Körber Supply Chain poderia ser resumida como Efeito…

5 horas ago