KPMG: 3 desafios (e oportunidades) de cibersegurança para empresas de TI, mídia e telecom

Consultoria multinacional faz considerações sobre setores cada vez mais visados por cibercriminosos

Author Photo
12:45 pm - 05 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

A consultoria multinacional KPMG publicou recentemente um relatório que traz considerações, desafios e oportunidades para empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações (TMT). São pontos que elas devem, segundo a empresa, levar em consideração para se protegerem (e defenderem funcionários, clientes e parceiros).

“À medida que as empresas de TMT continuam a inovar e expandir, elas estão cada vez mais expostas a ameaças cibernéticas e a requisitos regulatórios globais complexos. Abordar esses riscos cibernéticos ampliados e estar em conformidade com uma gama cada vez maior de regulamentações são desafios prementes”, diz em comunicado o sócio-líder de tecnologia, mídia e telecomunicações da KPMG no Brasil e na América do Sul, Márcio Kanamaru.

Leia também: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

As principais considerações para diretores de segurança da informação feitas pela KPMG são as seguintes:

  1. Incorporar a segurança cibernética e privacidade de forma permanente

Desafios: modelo de negócio em constante evolução, o que aumenta a exposição a ameaças dinâmicas; compliance e legislação.

Oportunidades: confiança digital como um diferencial competitivo; incorporação de medidas de segurança desde o início do desenho do produto; colaboração global em segurança digital.

  1. Modernizar a segurança da cadeia de suprimentos

Desafios: dependência da cadeia de suprimentos; adoção de medidas de segurança cibernética em terceiros; consequências regulatórias em função da exposição de dados de uma organização.

Oportunidades: integração da cadeia de suprimentos para as organizações minimizarem os riscos; inovação colaborativa para fomentar redes confiáveis; gerenciamento de riscos de fornecedores para identificar potenciais ameaças; automação inteligente; incentivo a um modelo de conhecimento coletivo para resolução de problemas sobre segurança cibernética.

  1. Tornar a identidade digital individual e não institucional

Desafios: necessidade de um sistema robusto para a prevenção de riscos à segurança cibernética; ter uma identidade digital do cliente única e não fragmentada para evitar violações de dados; empresas conectadas precisam de um gerenciamento de identidade digital.

Oportunidades: abordagem centrada na verificação; uso de inteligência artificial no processo de verificação de identidade baseada no comportamento do consumidor.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.