Categories: Notícias

Joe Tucci comenta boatos sobre separação da VMware

A EMC aproveitou sua conferência de anúncio dos resultados do segundo trimestre de 2014 com analistas financeiros para discutir se a fabricante de storage deveria fazer um spinoff da VMware, tornando a companhia de virtualização uma operação independente. No entanto, o CEO e presidente da companhia, Joe Tucci, questionou se qualquer vendedor consideraria vender um dos seus ativos mais estratégicos.
Tucci ainda ressaltou a importância da EMC Federation para a EMC, dizendo que os diferentes componentes da EMC trabalham juntos para desenvolver oportunidades que eles não poderiam encontrar sozinhos.
Nessas conferências financeiras, normalmente Tucci é o último a falar, comentando sobre o estado da corporação. Mas para a surpresa dos analistas, o empresário discursou antes de David Goulden, que além de CFO é CEO da EMC Information Infrastructure, falar sobre as finanças da companhia.
Tucci falava sobre os rumores divulgados nesta semana de que o fundo de investimentos Elliott Management, que havia injetado US$ 1 bilhão na EMC, estava pedindo que a companhia vendesse a VMware.
De acordo com uma publicação do The Wall Street Journal, a Elliott Management teria como argumento que a EMC Federation, formada pela EMC, VMware, Pivotal e pela companhia de segurança RSA dificultam a valorização da companhia.
Tucci explicou que a Elliott Management contatou a EMC para afirmar que é, ou que pretende ser, o maior investidor da companhia, mas que ainda não houve discussão sobre outros tópicos.
“Eles também requisitaram uma reunião comigo, e eu concordei em me encontrar com eles assim como eu faço periodicamente com todos os nossos grandes investidores. Apenas para registrar, eu acredito profundamente neste princípio, nós, e quando eu digo nós somos os gerentes e diretores, estamos sempre abertos e receptivos a dialogar com nossos acionistas. E nós, respeitosamente, ouvimos suas ideias e crenças enquanto nós formamos nossa política e nossa direção estratégica”, relatou Tucci.
Durante o período de perguntas e respostas da conferência, Tucci foi questionado por um analista financeiro sobre as implicações positivas e negativas em uma possível separação da EMC e VMware.
Mais uma vez, Tucci afirmou não ter se encontrado com ninguém da Elliott Management. “Eu realmente quero ouvir quais são as propostas deles, e estou certo de que eles querem ouvir alguns dos nossos planos tanto quanto os outros acionistas”, avaliou.
Entretanto, Tucci afirmou que, conforme os clients vão em direção ao que a EMC classifica como terceira plataforma da TI, que combina computação móvel, big data, nuvem e novas maneiras de utilizar mídias sociais, a EMC como um todo é a melhor maneira de suportar a transição mesmo que os clientes continuem dependendo das infraestruturas existentes de TI para gerenciar fluxos de trabalho em andamento.
“O jogo inteiro aqui irá ser em como você irá suportar a ‘plataforma 2’ para que eles se sintam confortáveis, e como você irá fazer esta transição para que a jornada deles seja o mais natural possível para a ‘plataforma 3’? Sem dúvidas, nós temos grandes ativos… Para mim, dividi-los, tornando independente um dos seus ativos mais estratégicos – Eu não me lembro de nenhuma outra companhia de tecnologia que tenha feito isso e obtido sucesso”, comparou Tucci.
Tucci ainda ressaltou que a EMC e a Elliott Management concordam em um dos pontos que serão debatidos no futuro encontro: “Nós dois concordamos que a EMC está subavaliada. As questões são: como nós resgatamos esse valor e garantimos isso aos acionistas também?”
Bom para os canais?
Os clientes estão procurando por mais relevância de seus vendedores, não menos, e a EMC Federation, incluindo a VMware, fornece isso, mesmo que haja alguma confusão causada por sobreposição de tecnologias.
“Quando nós planejamos o alinhamento estratégico, nós planejamos alguns overlaps. Nós tivemos algumas confusões no campo e em outros lugares quando tivemos essa sobreposição, mas eu penso que isto é saudável. E é claro, como em qualquer coisa, as notícias ruins viajam muito mais rápido que as boas”, ressaltou Tucci.
Don James, CEO da Bear Data Solutions, parceira da EMC e da VMware, acredita que a separação poderia ser uma medida positiva para os canais. “Isso iria permitir à EMC focar novamente suas atividades em seu foco principal, que é o gerenciamento de dados, o que eliminaria qualquer confusão em outros fornecedores e canais parceiros sobre as verdadeiras intenções da EMC”, explicou, em e-mail enviado à CRN EUA.
Após Tucci discutir a ideia de planejamento para algumas sobreposições em diferentes partes da EMC Federation, um analista financeiro perguntou se estava havendo sobreposições entre a plataforma ViPR da EMC e a Virtual SAN – ou VSAN-, plataforma de storage definido por software da Vmware.
Tucci explicou que a VSAN é uma extensão da vSphere, também da VMware, que permite ao software gerenciar storage em ambientes virtuais. O ViPR e, mais especificamente, o ScaleIO, da EMC, é uma camada separada fora da VMware, e permite escalar por meio de milhares de servidores físicos com qualquer tipo de hypervisor.
“Nós pensamos que tem muito potencial de mercado para ambas as soluções, e estamos garantindo que possuímos nossas forças de venda alinhadas para que elas possam posicionar os produtos adequadamente. Mas não está acontecendo sobreposição, mesmo entre o ScaleIO e o VSAN. E praticamente não está acontecendo sobreposições no que nós estamos fazendo com o ViPR e o VSAN”, comparou Tucci.

Recent Posts

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

14 minutos ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

1 hora ago

Mais da metade dos ataques contra empresas no Brasil em 2023 usaram IA generativa

Apesar de uma redução no número total de ataques cibernéticos no Brasil entre 2022 e…

1 hora ago

Atos faz upgrade de sistema de geoprocessamento da Cemig

A Atos anunciou essa semana a conclusão de um projeto de modernização do sistema de…

2 horas ago

Tecnologia espacial da Embrapa vai mapear aquicultura no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma tecnologia de imagem por satélite…

3 horas ago

Parceiros Nutanix estão animados com oportunidades de negócios geradas após movimentações do mercado

A Nutanix, fornecedora de soluções hiperconvergentes, tem como seu modelo de negócios a venda via…

4 horas ago