Notícias

EXCLUSIVO: Jim Goodnight fala sobre impacto da IA, cultura corporativa e futuro do SAS

Imaginar Jim Goodnight, aos 81 anos, ainda liderando o SAS com sua sabedoria e senso de humor é como contemplar uma lenda viva do mundo da tecnologia. Desde 1976, quando ele e seus colegas da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, fundaram o SAS, Goodnight tem sido uma figura emblemática no campo das análises e, mais recentemente, de inteligência artificial.

Em uma entrevista exclusiva ao IT Forum, conversei com a mente por trás do sucesso duradouro do SAS. Goodnight trouxe para mesa seus pensamentos sobre o impacto da inteligência artificial, a importância de ouvir clientes e ainda sobre o legado que quer deixar da sua liderança. Acompanhe a seguir.

IT Forum – Sr. Goodnight, em uma era de avanços acelerados em inteligência artificial, quais são os principais desafios para o SAS continuar liderando o mercado?

Goodnight – Bem, estamos investindo consideravelmente na incorporação de IA generativa em nossas soluções e software. Mas, no geral, o espaço da IA não é estranho para nós. No entanto, a IA generativa é a nova sensação, e ainda tenho minhas dúvidas sobre seu verdadeiro potencial. Afinal, se tudo que ela faz é prever a próxima palavra em uma frase, ainda estou cético sobre seu impacto revolucionário.

IT Forum – Como você vê o papel da SAS na próxima década em meio à crescente competição no setor de tecnologia?

Goodnight – Nossa plataforma analítica é incomparável em termos de abrangência e velocidade. Estamos ajudando empresas a impulsionar suas análises de dados de maneira mais rápida e eficiente do que nunca. Além disso, estamos gradualmente integrando a IA em nossas soluções para melhorar ainda mais a experiência do usuário e capacitar nossos clientes.

IT Forum – Qual é o segredo do sucesso do SAS?

Goodnight – Eu diria que o número um é ouvir seus clientes. E o número dois é fazer seus funcionários felizes. E se você tiver funcionários felizes, eles vão cuidar dos clientes. E o cliente vai cuidar de você renovando suas licenças.

IT Forum – Você mencionou a importância de ouvir os clientes e manter os funcionários felizes. Como você equilibra esses aspectos na liderança da SAS?

Goodnight – Para mim, é simples: funcionários felizes significam clientes satisfeitos. Priorizamos um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, o que se traduz em produtos e serviços de alta qualidade para nossos clientes. Além disso, estou pessoalmente comprometido em apoiar a educação e a inovação, tanto dentro da SAS quanto em nossa comunidade.

IT Forum – Parece-me que você é bastante orientado a pessoas. Como você desenvolveu esse seu lado?

Goodnight – Honestamente, sempre me considerei mais introvertido do que qualquer outra coisa. Sou uma pessoa quieta, do tipo programador. Nunca fui o tipo de personalidade tipo para conversar com as pessoas o tempo todo.

IT Forum – Falando sobre liderança, qual foi a decisão mais difícil que você tomou em sua posição?

Goodnight – Bem, acho que a coisa mais difícil é quando você sabe que um negócio precisa ser encerrado e talvez termine como uma coisa muito difícil de ter que deixar alguém ir. Não gosto disso. Mas, ocasionalmente, é melhor para o negócio que realmente estejamos gastando muito dinheiro em um setor que não está trazendo a receita que pensávamos. E realmente precisamos encerrá-lo. E então diremos às pessoas que podem se candidatar a qualquer outro lugar da empresa para um emprego e que não continuaremos investindo dinheiro na outra área. Parte da minha filosofia é uma filosofia muito simples. Quando um buraco é cavado o suficiente, quando é profundo o suficiente, é hora de sair. Pare de cavar, saia, e usei isso várias vezes.

IT Forum – E, hoje, qual é o maior desafio em sua posição como CEO?

Goodnight – Hoje, deixo outras pessoas cuidarem de situações com as quais não quero lidar. Ser CEO é assim, você diz ao seu diretor de RH que ele precisa cuidar dessa pessoa.

IT Forum – Quais objetivos de negócios você ainda não alcançou?

Goodnight – Minha única meta, e a razão pela qual fui desenvolvedor de software desde o início, foi ajudar outras pessoas. E é algo muito gratificante quando você desenvolve um software que vai facilitar a vida das outras pessoas e tornar o trabalho delas mais fácil. Olhando para trás agora, acho que recebi três ou quatro cartas de pessoas que estavam se aposentando. Eles queriam me agradecer porque estavam usando o SAS durante toda a vida deles. E realmente fez a diferença na vida deles. Então, coisas assim são muito gratificantes para mim.

IT Forum – Quando você olha para trás em sua carreira, que conselho você daria a si mesmo há algumas décadas, que faria sentido hoje em dia?

Goodnight – Eu diria para comprar a Nvidia. Provavelmente colocar mais dinheiro na Apple e talvez mais em Microsoft. Você olha para trás nas coisas que sempre achou que a Microsoft comprasse, mesmo quando eles começaram. Eles eram muito caros. Não havia como sua empresa valer muito. E agora eles valem US $ 2 trilhões ou algo assim.

IT Forum – Qual legado você espera deixar para o SAS e para o mundo?

Goodnight – Quero ver o SAS continuar sendo uma grande empresa de software e extremamente útil para aqueles que o utilizam nas próximas décadas. Meu objetivo é que nosso impacto seja duradouro e positivo, ajudando a moldar um futuro em que a tecnologia melhore a vida das pessoas.

*A jornalista viajou a convite do SAS

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

9 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

1 dia ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

1 dia ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

1 dia ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

1 dia ago

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

1 dia ago