Itaú Unibanco entra em aliança global de conectividade

Objetivo da entrada do Itaú Unibanco na WBA é desenvolver soluções de conectividade em conjunto com empresas de tecnologia

Author Photo
8:58 am - 16 de fevereiro de 2024
Itaú Unibanco Foto: Shutterstock

O Itaú Unibanco anunciou essa semana que ingressou na Wireless Broadband Alliance (WBA), aliança global que reúne empresas de tecnologia e de telecomunicações com objetivo de fomentar conectividade e inovar com tecnologias móveis. É o primeiro banco do mundo a se filiar à associação, segundo a própria WBA.

O objetivo do Itaú com a associação é ter acesso a discussões sobre tendências em conectividade móvel e ganhar conhecimento em telecomunicações. O banco também poderá desenvolver e testar soluções em parceria com empresas. Segundo a empresa, há lançamentos já previstos para o primeiro semestre de 2024.

“Temos experimentado bastante o potencial que as novas tecnologias de telecomunicações possuem para aprimorar a experiência dos clientes e as operações do Itaú”, diz Fábio Napoli, diretor de tecnologia do Itaú Unibanco. “Ao sermos o primeiro banco do mundo a ingressar na WBA, queremos seguir alavancando a evolução da conectividade para oferecer aos nossos clientes o que há de mais avançado em conexão.

Veja também: Itaú Unibanco entra no mercado de criptomoedas com serviço de negociação

Napoli diz que o Itaú Unibanco tem um histórico de adoção de tecnologias de conectividade. Implementou uma agência bancária do Brasil 5G em 2021, e expandiu o novo padrão de conectividade para cerca de 100 agências ao longo do ano de 2022. Em 2023 realizou testes de conexão com a rede Starlink em uma agência.

“A intenção do Itaú é aprimorar seus serviços com soluções de conectividade, como OpenRoaming para seus clientes, e continuar a desenvolver capacidades para apoiar seus próprios negócios, o que o torna um membro ideal da Wireless Broadband Alliance”, diz em comunicado Tiago Rodrigues, presidente e CEO da Wireless Broadband Alliance.

Wireless Broadband Alliance

A WBA foi fundada em 2003 com o objetivo de fomentar serviços e inovação sobre redes sem fio. Sua missão é permitir a colaboração entre prestadores de serviços, empresas de tecnologia, cidades, reguladores e organizações para alcançar essa visão. Realiza programas e atividades sobre desafios comerciais e técnicos, e explora oportunidades para as empresas que aderem à associação.

Seus principais programas incluem Wi-Fi NextGen, OpenRoaming, 5G, internet das coisas, cidades inteligentes e assuntos de política e regulamentação, . Fomenta grupos de trabalho dedicados a resolver questões técnicas para promover serviços e acelerar oportunidades de negócio.

Os membros da WBA incluem grandes operadoras, prestadores de serviços, empresas, fornecedores de hardware e software e outras instituições que apoiam o ecossistema no mundo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.