Itaú Unibanco entra em aliança global de conectividade
Objetivo da entrada do Itaú Unibanco na WBA é desenvolver soluções de conectividade em conjunto com empresas de tecnologia
O Itaú Unibanco anunciou essa semana que ingressou na Wireless Broadband Alliance (WBA), aliança global que reúne empresas de tecnologia e de telecomunicações com objetivo de fomentar conectividade e inovar com tecnologias móveis. É o primeiro banco do mundo a se filiar à associação, segundo a própria WBA.
O objetivo do Itaú com a associação é ter acesso a discussões sobre tendências em conectividade móvel e ganhar conhecimento em telecomunicações. O banco também poderá desenvolver e testar soluções em parceria com empresas. Segundo a empresa, há lançamentos já previstos para o primeiro semestre de 2024.
“Temos experimentado bastante o potencial que as novas tecnologias de telecomunicações possuem para aprimorar a experiência dos clientes e as operações do Itaú”, diz Fábio Napoli, diretor de tecnologia do Itaú Unibanco. “Ao sermos o primeiro banco do mundo a ingressar na WBA, queremos seguir alavancando a evolução da conectividade para oferecer aos nossos clientes o que há de mais avançado em conexão.
Veja também: Itaú Unibanco entra no mercado de criptomoedas com serviço de negociação
Napoli diz que o Itaú Unibanco tem um histórico de adoção de tecnologias de conectividade. Implementou uma agência bancária do Brasil 5G em 2021, e expandiu o novo padrão de conectividade para cerca de 100 agências ao longo do ano de 2022. Em 2023 realizou testes de conexão com a rede Starlink em uma agência.
“A intenção do Itaú é aprimorar seus serviços com soluções de conectividade, como OpenRoaming para seus clientes, e continuar a desenvolver capacidades para apoiar seus próprios negócios, o que o torna um membro ideal da Wireless Broadband Alliance”, diz em comunicado Tiago Rodrigues, presidente e CEO da Wireless Broadband Alliance.
Wireless Broadband Alliance
A WBA foi fundada em 2003 com o objetivo de fomentar serviços e inovação sobre redes sem fio. Sua missão é permitir a colaboração entre prestadores de serviços, empresas de tecnologia, cidades, reguladores e organizações para alcançar essa visão. Realiza programas e atividades sobre desafios comerciais e técnicos, e explora oportunidades para as empresas que aderem à associação.
Seus principais programas incluem Wi-Fi NextGen, OpenRoaming, 5G, internet das coisas, cidades inteligentes e assuntos de política e regulamentação, . Fomenta grupos de trabalho dedicados a resolver questões técnicas para promover serviços e acelerar oportunidades de negócio.
Os membros da WBA incluem grandes operadoras, prestadores de serviços, empresas, fornecedores de hardware e software e outras instituições que apoiam o ecossistema no mundo.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!