Hype vs CIO: escolher tecnologias disruptivas é tema do IT Forum Trancoso

Painel reúne Cristiane Gomes, do Grupo CCR; Debora Bortolasi, da Vivo; Renata Marques, da Natura &Co, e Wanderley Baccalá, da Globo

Author Photo
8:15 am - 14 de abril de 2023
IT Forum Trancoso, Cristiane Gomes, Debora Bortolasi, Renata Marques, Wanderley Baccala Da esquerda para a direita: Cristiane Gomes, da CCR; Debora Bortolasi, da Vivo; Renata Marques, da Natura &Co; e Wanderley Baccalá, da Globo. Fotos: Divulgação

Um dos grandes dilemas atuais para todo tomador de decisão, especialmente na área de tecnologia, é conseguir discernir que produtos ou tendências fazem realmente sentido para o negócio e trarão valor – ou se são apenas o bom e velho hype. Metaverso, ChatGPT, Web3, criptoativos… Como separar “o joio do trigo”?

Para responder essa pergunta o IT Forum Trancoso vai reunir alguns dos mais relevantes CIOs do Brasil no painel Hype vs resolução de problemas: como fechar a equação?. O debate será realizado no auditório do Club Med, na quinta (20) a partir das 13h30.

Debora Bortolasi, diretora-executiva B2B da Vivo, vai mediar o painel, do qual participarão Cristiane Gomes, diretora de tecnologia e transformação digital do Grupo CCR; Renata Marques, CIO Latam da Natura &Co.; e Wanderley Baccalá, diretor-executivo do Hub Digital da Globo.

Painelistas

Débora Bortolasi é diretora executiva B2B da Vivo. Tem 27 anos de experiência na área de tecnologia, com atuação na área de telecomunicações e TI. Também acumula experiência em vendas, marketing, produtos e redes.

Atualmente é responsável pela operação do B2B na Vivo liderando as áreas de marketing, produtos, operações comerciais, planejamento e estratégia de desenvolvimento e implementação de novos serviços digitais ao mercado corporativo. Atuou também no UOL DIVEO, TIM, AES Atimus, Intelig Telecom, Diveo do Brasil, Ericsson, MetroRED e Digitel.

Cristiane Gomes é diretora de tecnologia e transformação digital do Grupo CCR. Mestre em Engenharia de Produção, MBA Internacional em Gestão Empresarial, pós-graduação em Gestão de Projetos, em Gestão de Riscos e Compliance e graduação em Matemática. Membro do Conselho do IWB – InfraWomen Brazil e mentora de novas líderes.

Ocupou posições de CEO na CCR Aeroportos, com operações no Brasil, América Latina, Caribe e EUA, Conselheira e Presidente de Conselho nos negócios nacionais e internacionais. Foi diretora-presidente da CCR AutoBAn, concessionária que administra as rodovias do Sistema Anhanguera-Bandeirantes em SP e CIO do Grupo CCR dirigindo a EngelogTec (hoje GBS – Global Business Service), centro de excelência em tecnologia e automação, além de liderar projetos de transformação de negócios e atuar em consultorias no início da carreira.

Professora universitária e Orientadora em trabalhos científicos nos cursos de Engenharia e Sistemas de Informações.

Renata Marques é CIO Latam da Natura &Co. Ocupa a posição desde 2020, liderando a área de Tecnologia, Dados & Analytics. Faz parte da Associação MCIO, é voluntária em SerMulheremTechl, colidera o movimento WinTech e faz parte do Conselho Assessor da CIONET Brazil.

Durante seis anos foi responsável pela área de TI na América Latina na Whirlpool, onde também liderou a transformação digital na área de eletrodomésticos, mudança da cultura e estratégia de Cloud entre outros projetos. Fez parte do time da ABB como IS Executive e na Monsanto por mais de 20 anos, ocupando diversas responsabilidades em transformações regionais e globais ao longo deste período.

É formada em Processamento de Dados pelo Mackenzie com pós-graduação em Business Administration na Faap e MBA na Universidade de Pittsburg.

Wanderley Baccalá é diretor-executivo Hub Digital da Globo. Em 2017 assumiu a função de diretor-geral da Globo.com, e a partir de 2020, com o processo de transformação da Globo em uma MediaTech Company e reestruturação do Grupo, passou a atuar como diretor do Hub Digital. É responsável pela tecnologia das plataformas digitais, produtos e serviços dos ambientes de publicidade e D2C.

É bacharel em ciência da computação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), com especializações pela Fundação Getúlio Vagas (FGV) e Hotman School of Management (Universidade de Toronto).

Tem sólida formação tecnológica, com profunda visão de cliente e capacidade de inovação. Anteriormente, atuou na implantação de plataformas digitais no Bank Boston, Banco Itaú e no Banco Original, onde foi Diretor Executivo, agregando tecnologia e negócio na sua estrutura.

O IT Forum Trancoso

Principal ponto de encontro da comunidade de TI, o IT Forum promove, entre 19 e 23 de abril de 2023, uma imersão de Conteúdo, Relacionamento e Negócios para a comunidade brasileira de tecnologia da informação. Reúne os 120 principais CIOs do Brasil – além de alguns dos maiores nomes da indústria de tecnologia – para debater tendências, soluções, novidades e, por que não?, dilemas e desafios.

O grande objetivo é desenvolver o mercado e aprimorar a atuação das companhias do setor, impulsionando o País. Tudo isso sem deixar de lado o cenário paradisíaco oferecido pela Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Entre as atrações, além da forte programação de conteúdo e dos momentos de rico relacionamento, haverá um show de um dos maiores nomes da MPB: Caetano Veloso, que se apresentará pela primeira vez no icônico Teatro L’Occitane para cerca de 800 convidados.

Para a edição deste ano, o tema central dos debates será “Liderança Ambidestra”.

Para saber mais acesse o site do evento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.