IT Forum Trancoso: confira a cobertura completa!

Ao longo de três dias, representantes da indústria de tecnologia e grandes nomes criativos do Brasil debateram o salto futuro necessário ao País

Author Photo
9:15 am - 21 de agosto de 2021
Emicida durante abertura do IT Forum Trancoso

Sob o tema “Redescoberta Criativa – Salto Futuro”, o IT Forum Trancoso encerrou, nesta sexta-feira (20),a trilogia de fóruns promovidos pela IT Mídia ao longo de 2021. Com formato híbrido e transmissão aberta ao público, o IT Forum Trancoso projetou um olhar para o futuro ao longo de seus três dias de programação e mais de dez horas de conteúdo.

Em pauta estiveram temas como a relação entre tecnologia e criatividade, o futuro da transformação digital, a necessidade da inclusão diversa e a revolução prometida pelo 5G.

Baseado no pila da IT Mídia de promover Conteúdo, Relacionamento e Negócios, o IT Forum Trancoso aconteceu entre os dias 18 e 20 de agosto. O evento reuniu 205 CIOs, promoveu mais de mil reuniões virtuais e contou com o apoio de 80 patrocinadores.

Confira abaixo os destaques do IT Forum Trancoso 2021.

Criatividade é um espaço que deve ser ocupado por todos

Emicida ITF

Um dos maiores nomes da música contemporânea brasileira e cofundador da Laboratório Fantasma, Emicida critica a visão de que a criatividade é um dom. “É uma forma de tentar criar uma atmosfera de que arte e sensibilidade não são para todos”, disse durante a plenária de abertura do evento, “Redescoberta Criativa – Salto para o Futuro”. Para ele, é apenas através da democratização da arte e da educação que o Brasil tem uma possível saída do retrocesso. Leia tudo aqui.

A Próxima Curva da Transformação Digital: dados, pessoas e riscos

painel ibm it forum trancoso

O o próximo caminho para a transformação digital envolve pessoas, dados e tomar alguns riscos, foi o que avaliaram representantes de grandes empresas brasileiras durante o painel “O Futuro e a Próxima Curva da Transformação Digital”, apresentado pela IBM. Nesse processo, investir em talentos é essencial – inclusive dentro de casa. “Assim como o mundo híbrido fez com que nossa vida profissional e pessoal ficassem cada vez mais misturadas, a mesma coisa vai ser a conexão empresa – sociedade. Não dá para esperar que o mercado forme, a empresa tem que formar”, avaliou Fábio Mota, vice-presidente de Inovação e do Pulse na Raízen.

Também participaram Wagner Guedes, líder de desenvolvimento de negócios para indústria da IBM Brasil; Gustavo França, CIO global e CDO da Gerdau; e Fábio Cozman, diretor do Centro de Inteligência Artificial da USP. Leia aqui.

Educação, inovação e diversidade são caminho para o futuro digital do Brasil

ITF Trancoso 2021, plenária odisseia

O Brasil tem inúmeros desafios, mas também suas vantagens quando o assunto é a construção de um futuro mais tecnológico e inclusivo. Criatividade, esperança e a solidariedade foram elementos citados por líderes da indústria como pontos positivos que o País tem para a promoção de um futuro mais inovador. A educação, um ambiente de empreendedorismo mais forte e um projeto nacional de desenvolvimento, no entanto, ainda são desafios. “Minha visão é que a única saída para o Brasil se tornar uma nação desenvolvida é a inovação de alto impacto”, disse Gon. “Esses empreendimentos, para acontecerem em escala e em qualquer setor, dependem da existência de ecossistemas de inovação”, disse Cesar Gon, fundador e CEO da integradora multinacional CI&T.

Também participaram Laércio Cosentino, fundador e presidente do conselho de administração da Totvs; Janete Vaz, cofundadora e presidente do conselho do grupo de medicina diagnóstica Sabin; e Adelson de Sousa, presidente executivo da IT Mídia, que mediou o debate. Leia mais.

5G: uma nova economia para o Brasil, mas há desafios

5g-it-forum-trancoso

O potencial de inovação tecnológica e ganhos econômicos prometidos pelo 5G são grandes, mas é preciso estar atento aos desafios que ainda estão no caminho da tecnologia. Da demanda por mais antenas à limpeza da estrutura de fibra no Brasil, telcos e indústria ainda precisam colaborar muito para que a tecnologia atinja seu potencial quande desembarcar no país em escala comercial. “Um desafio importante aqui, que as operadoras já aprenderam e tem um modelo de cooperação, é o compartilhamento de infraestrutura, que é essencial”, disse Marcio Kanamaru, sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG.

Também participaram do debate Alex Salgado, vice-presidente de B2B da Vivo; e Carla Matsu, editora do IT Forum, que mediou a discussão. Leia mais.

Futuro do Brasil depende de unir tecnologia e criatividade em prol da inclusão

ITF Trancoso, plenária 5

“E quando não se tem dados sobre uma questão é como se ela não fosse um problema ou não existisse”, refletiu Silvana Bahia, codiretora executiva da Olabi e coordenadora do PretaLab, sobre a falta de estudos a respeito da participação das mulheres negras no setor de tecnologia brasileiro. Mas essa falta de diversidade pode ser (e está sendo) combatida com um esforço conjunto entre empresas e organizações da sociedade civil, se valendo tanto de criatividade como de, é claro, tecnologia. Essa foi a grande mensagem do último painel do IT Forum Trancoso 2021.

Também participaram Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil; Carlos Arruda, professor da Fundação Dom Cabral, e Luiz Sérgio, CEO da EY Brasil, além do mediador Vitor Cavalcanti. Leia aqui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.