IT Forum Na Mata: 3 formas de acelerar o pós-venda em TI

Durante o evento, executivos da indústria discutiram estratégias de conquista e retenção de clientes

Author Photo
8:06 pm - 07 de junho de 2024
Foto aérea do Distrito Itaqui. Imagem: divulgação.

Nesta quinta-feira (06), cerca de 22 líderes da indústria se reuniram no Itaqui, distrito verde de inovação, em Itapevi, na Grande São Paulo, para discutir como conquistar e reter clientes. Lideranças de empresas como Engemon IT, Rethink, Avivatec, entre outras, participaram da imersão, em dois dias de evento. 

No primeiro dia, André Cavalli, CEO do IT Forum e Bruna Bomfim, gerente de inteligência apresentaram o workshop “Domine o mercado com estratégias direcionadas e presença onde os clientes estão”, com a apresentação da pesquisa “Antes da TI, a Estratégia”, onde os pares puderam discutir estratégias de vendas e retenção de clientes.  

Leia também: Como alavancar e habilitar a sua empresa com novas tecnologias?  

Mas o ponto alto do evento foi no segundo dia, em que especialistas discutiram diversas estratégias para aprimorar o processo de venda no setor de tecnologia da informação. Roberto Arruda, Chief Revenue Officer (CRO) na Skyone, destacou três formas eficazes para acelerar esse processo. 

  1. Prova social

A primeira estratégia destacada é a utilização da prova social para fortalecer a confiança dos clientes, Arruda comentou o fato de marcar reuniões estruturadas com seus clientes e não clientes. Segundo ele, essa abordagem reforça a credibilidade da empresa, já que revela casos de sucesso locais.   

“Dentro do processo de venda, eu coloco um cliente para conversar com nossos clientes em potencial”. Isso implica ter uma equipe dedicada e um plano bem definido para gerir o relacionamento, desde o marketing até o atendimento pós-venda. 

  1. Ferramentas de inteligência e segmentação

Outro ponto crucial é o uso de ferramentas avançadas para coleta e análise de dados dos clientes. O executivo afirmou usar uma ferramenta de segmentação para entender quais leads tem maior potencial de se tornarem clientes.  

Além disso, a coleta de dados detalhados sobre as tecnologias e preferências dos clientes facilita a criação de ofertas e soluções mais alinhadas às suas necessidades específicas. “A partir daí, a gente utiliza essa base de dados de todas as formas. Por exemplo, eu preciso saber quais sistemas o cliente tem, preciso entender suas dores para direcionar melhor minha oferta”, afirmou Arruda 

  1. Engajamento e personalização nas interações

Para o executivo, realizar eventos e sessões de interação direta, como reuniões periódicas com clientes, pode ser extremamente benéfico. “Eu criei um town hall, duas vezes por mês, onde vai um executivo e fazemos diversas perguntas sobre a vida dele, suas opiniões e desejos”. Esse tipo de abordagem humaniza a relação e demonstra o comprometimento da empresa com a satisfação do cliente.  

Em suma, para o executivo, essas são as principais formas de acelerar o pós-venda em TI: envolvendo a combinação de prova social, uso estratégico de ferramentas de inteligência e personalização das interações. Essas práticas não apenas aumentam a eficiência, mas também fortalecem a confiança e lealdade dos clientes. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Pamela Sousa

Redatora no IT Forum, é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Com 2 anos de experiência em produção de conteúdo, concentra-se na elaboração de reportagens e artigos jornalísticos.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.