IT Forum Anywhere: confira a cobertura completa!

Entre quarta e sábado, grandes pensadores e nomes do setor de TI se reuniram para refletir sobre os alicerces do nosso futuro

Author Photo
4:15 pm - 19 de junho de 2021

Não por mero acaso o tema do IT Forum > Anywhere, que começou na quarta (16) e terminou neste sábado (19), foi Redescoberta Criativa. Trata-se de um olhar para si, para o passado, analisando grandes erros – e acertos – como passo fundamental para a construção de um futuro melhor, mais inclusivo, mais inovador.

E esse foi o mote de todo evento, que reuniu a comunidade de TI em torno de um debate fundamental: como a tecnologia da informação pode contribuir para o objetivo de tornar o Brasil não só mais competitivo, mas um lugar melhor de se viver?

Para responder uma questão tão séria quanto essa, somente grandes pensadores do passado, do presente e do futuro. E também, claro, a comunidade de TI: participaram das reuniões virtuais e plenárias mais de 220 CIOs, apoiados por 69 patrocinadores. Um dos grandes objetivos permanentes do IT Forum – e da IT Mídia – é promover Conteúdo, Relacionamento e Negócios.

Confira abaixo tudo que aconteceu durante o IT Forum > Anywhere de 2021.

Inclusão como projeto do setor privado e gerando valor

itforum anywhere 16junho 91

“Eu garanto a vocês que defendo a diversidade por um motivo muito positivo: porque mais é sempre mais”, defendeu a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz na plenária de abertura do IT Forum > Anywhere, na quarta-feira (16). Para ela, que falou da história do racismo no Brasil e do tamanho do desafio de promover inclusão nas corporações, “quanto mais diversos nós formos, mais chances nós teremos, nas nossas empresas, nas nossas escolas, nas nossas universidades, de construir um Brasil mais assemelhado com o que ele é.”

Também participaram Vânia Neves, CTO da Vale, e Daniel Castanho, presidente do conselho da Ânima Educação. Leia tudo aqui.

Educação: habilitadora da inovação do país

itforum anywhere 17junho 57

“Educação e aprendizado é a premissa de transformação. Transformação é a premissa de desenvolvimento e de inovação”, disse Gustavo Gennari, fundador e presidente da FIAP, durante o painel de abertura do segundo dia do IT Forum > Anywhere. Sob o tema O Nó da Inovação, o painel reuniu na quinta (17) algumas das maiores lideranças de grandes empresas de tecnologia e que sustentam iniciativas de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.

Marcelo Braga, vice-presidente da IBM Brasil; Diego Puerta, presidente da Dell Brasil; e Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina, completaram o painel. Leia aqui.

200 anos sem um grande projeto de desenvolvimento técnico-científico

itforum anywhere 18junho 44

Se a história do Brasil é rica de grandes personagens da ciência e da inovação, não se pode dizer o mesmo quando se trata de um grande projeto de desenvolvimento nacional, capitaneado não só pelo poder público, mas também pela iniciativa privada e a própria sociedade. Ao menos desde a Independência, em 1822, o Brasil patina e evolui “aos pulinhos”, ao invés de dar grandes saltos de desenvolvimento.

Essa é a grande mensagem da plenária De 22 a 22: o salto da tecnologia no Brasil, que reuniu Silvio Meira, professor da CESAR School e cientista-chefe da The Digital Strategy Company. Além de questionar a falta de um grande projeto nacional de desenvolvimento, o especialista mostrou que o sucesso é possível por meio de iniciativa como o Porto Digital, de Recife (PE). Também contribuíram com o painel Domingos Monteiro, fundador e presidente da Neurotech; e André Magnelli, sociólogo, professor e diretor do Ateliê de Humanidades.

Saiba mais clicando aqui.

Porque alegria também é fundamental

Como é de tradição, o IT Forum > Anywhere também reuniu grandes nomes da música nacional. Na quarta (16) foi a vez de Latino fazer a festa no apê do IT Camp.

itforum anywhere 16junho 321

Na quinta (17), o Arraiá do IT Forum foi comandado por Lucy Alves, cantora, sanfoneira e finalistas da segunda temporada do The Voice Brasil.

itforum anywhere 17junho 284

Na sexta (18) foi a vez de Zizi e Luiza Possi fazerem “O Show”. Mãe e filha interpretaram grandes sucessos de suas carreiras.

RW 0639

Para encerrar o IT Forum > Anywhere com chave de ouro – leia-se samba e feijoada para brasileiro nenhum botar defeito – foi a vez do Sabadão com Feijoada e show do Zeca Pagodinho.

RW 1319

Crédito das fotos: Bruno Cavini, Agência Yuca

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.