IoT Solutions Congress Brasil: Inatel define IoT como fator decisivo para economia brasileira

Para o setor público, a falta de investimento em IoT já custou ao Brasil cerca de R$ 11,6 bilhões em oportunidades perdidas

Author Photo
3:53 pm - 06 de junho de 2024
Prof. Carlos Nazareth Motta Marins durante o IoT Solutions Congress Brasil. Imagem: divulgação.

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), centro de ensino, desenvolvimento de tecnologias e pesquisa está participando do IoT Solutions Congress Brasil.  

O evento, que acontece pela primeira vez no país, reúne especialistas, empresas e representantes do setor público para discutir e promover soluções inovadoras em Internet das Coisas (IoT) para cidades inteligentes, com um foco especial no setor público. 

Carlos Nazareth, diretor do Inatel, aborda o tema “IoT – Fator decisivo para o ganho de produtividade na economia brasileira”. Durante a apresentação, Nazareth destaca a importância da IoT para otimizar processos e reduzir desperdícios, principalmente em áreas essenciais como saneamento e indústria. 

Veja também: IOT como impulsionador da transformação digital nas empresas 

Saneamento público 

O desperdício de água é um dos maiores desafios enfrentados pelo Brasil. Segundo o Instituto Trata Brasil, 40,3% da água tratada no país é desperdiçada devido a vazamentos. Este volume seria suficiente para abastecer 30% da população brasileira por um ano.

Nazareth enfatiza que tecnologias IoT podem ser fundamentais para monitorar e detectar vazamentos em tempo real, minimizando perdas e aumentando a eficiência dos serviços de saneamento. 

Indústria 4.0: oportunidades e desafios 

Além do saneamento, o executivo também abordou o setor da indústria. Segundo ele, apesar do avanço da Indústria 4.0, apenas 14% das empresas brasileiras utilizam IoT, conforme dados da CNI. Isso ocorre em um cenário onde a produção industrial brasileira encolheu 20% na última década, com a participação da indústria no PIB reduzida em 33% desde 2010, e a perda de cerca de 800 mil postos de trabalho. 

Para o executivo, existe a necessidade de uma mudança cultural, já que estudos indicam algumas barreiras internas que dificultam a adoção de tecnologias digitais nas empresas brasileiras. Entre elas estão o alto custo de implantação, a estrutura e cultura organizacional inadequadas, a falta de clareza nos retornos sobre investimentos, a falta de conhecimento técnico, dificuldade para integrar novas tecnologias e softwares e/ou infraestrutura de TI inadequada. 

“A adoção de tecnologias digitais esbarra frequentemente no alto custo de implantação”, explica Nazareth. “Porém, é crucial perceber que a falta de investimento em IoT já custou ao Brasil cerca de R$ 11,6 bilhões em oportunidades perdidas”. Ele acrescenta que superar essas barreiras é essencial para o avanço tecnológico e econômico do país. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Pamela Sousa

Redatora no IT Forum, é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Com 2 anos de experiência em produção de conteúdo, concentra-se na elaboração de reportagens e artigos jornalísticos.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.