IoT simplificará sobremaneira a vida das pessoas

Hoje, estima-se que a quantidade média de coisas conectadas nas casas é de cerca de cinco dispositivos. Esse número, contudo, saltará exponencialmente com o avanço da internet das coisas (IoT) e, ainda, com a possibilidade de que as coisas se comuniquem entre si e gerem inteligência.

“A tecnologia faz mudar hábitos. Olhamos para frente e é difícil imaginar o futuro. Mas IoT e machine learning têm um potencial enorme, simplificando nossas vidas de forma brutal. Veja o telefone, ninguém mais lembra os números das pessoas. Isso acontece porque os hábitos mudaram em função do digital”, avaliou Diego Majdalani (foto), vice-presidente sênior da Dell para a América Latina.

América Latina sob os holofotes

Para o executivo, na América Latina, um dos grandes potenciais de mudança gerado pela internet das coisas está na construção de cidades inteligentes. “Esse processo, contudo, não será um Big Bang. Será algo incremental, onde se agregam coisas até chegar a uma solução maior”, sinalizou ele. A segunda vertical de maior impacto, estimou, está em manufatura, seguida por transportes.

Majdalani ressaltou que a América Latina está, sim, preparada para a chegada da onda da internet das coisas. “Estamos à frente de outras regiões em gateway e sensores, por exemplo, porque nossa necessidade de inovar e resolver problemas com poucos recursos nos faz mais criativos”, comentou ele.

Jeremy Burton, chief marketing officer (CMO) da Dell, destacou que a visão de que países emergentes, como o Brasil, estão atrás de outros quando o assunto é tecnologia, está equivocada. Para ele, muitos países emergentes têm avançado sobremaneira em infraestrutura. “Na Índia, já vemos vacas conectadas, para determinar o melhor momento ordenhá-las e alimentá-las”, exemplificou.

Burton acredita que a evolução desse mercado será rápida, já que as necessidades acontecem muito em função da competitividade dos negócios. “Empresas disruptivas chegam, além de novos modelos negócios, e demandam uma reação do mercado”, finalizou.

*A jornalista viajou a Nova Iorque (EUA) a convite da Dell Technologies

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

12 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

12 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

13 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

14 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

15 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

16 horas ago