Investimentos em multicloud e nuvem híbrida seguirão crescendo em 2022

Pesquisa da The Harris Poll relaciona esforços multiplataforma em nuvem a maiores ganhos de receita pelas empresas

Author Photo
3:59 pm - 02 de fevereiro de 2022

Os investimentos em nuvem híbrida e multicloud não dão sinais de retração ou estagnação, segundo pesquisa conduzida pela The Harris Poll e encomendada pela Microsoft. Dos entrevistados, líderes empresariais, profissionais de TI e tomadores de decisão de TI em empresas de médio a grande porte dos EUA, 86% deles planejam aumentar investimentos em nuvem híbrida e multicloud. Quase a totalidade (95%) concorda que essas tecnologias são fundamentais para o sucesso das operações e negócios.

“A pesquisa e as nossas observações ressaltam como as empresas estão enfatizando o trabalho remoto, aumentando a demanda por eficiência e, como sempre, enfrentando pressões competitivas para reduzir custos”, destaca Erin Chapple, vice-presidente corporativo de Azure Core PM & Design da Microsoft. “Embora a pandemia já tenha acelerado o uso da tecnologia em nuvem, os entrevistados compartilharam que continuarão a investir de forma proativa e estratégica em tecnologias de nuvem, especificamente híbrida e multicloud, nos próximos anos.”

Em busca de flexibilidade

As empresas que buscam jornadas de nuvem híbrida e multicloud tiveram maior probabilidade de gerar aumento na receita nos últimos 12 meses, concluiu a pesquisa. Das empresas ouvidas, 83% que operam em ambientes híbridos e multicloud relataram crescimento da receita, em comparação a apenas 58% para os usuários que não utilizam ambientes híbridos ou multicloud.

Leia também: No 5G, teles se tornarão provedores estratégicos de nuvem

Flexibilidade e escolha surgiram como necessidades claras das empresas que não estão apenas adotando uma única nuvem, mas a mistura certa de nuvens e as ferramentas que as acompanham. Outro dado levantado para o estudo mostra que as empresas estão implantando nuvens adicionais para fins específicos, como uma nuvem apenas para IA.

Quase todos os entrevistados concordaram que precisam ser capazes de adotar a nuvem em algumas áreas de negócios, mantendo outras informações comerciais no ambiente local, principalmente por razões regulatórias.

Para os próximos três anos, quase nove em cada dez entrevistados afirmam que aumentarão os gastos com ambientes híbridos ou multicloud para atender às demandas dos negócios, incluindo escalabilidade, gerenciamento de riscos e capacidade de governança de dados e autonomia digital.

A maioria aponta que é provável mudanças em suas infraestruturas em nuvem no próximo ano, incluindo metade, que planeja aumentar o número de provedores de nuvem que estão usando.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.