Categories: NotíciasPlataformas

Investimentos em Experiência do Cliente devem dobrar nos próximos anos

O investimento em tecnologias que ajudam a otimizar a experiência do cliente (Customer Experience) promete aumentar como reflexo da necessidade das empresas em incrementar conversões e fidelizar consumidores.

Segundo estudo realizado pelo MIT SMR Connections e encomendado pelo SAS, quase 50% dos entrevistados planejam ampliar os investimentos em tecnologia de experiência do cliente entre 11% e 50% nos próximos dois anos. Já mais de 20% têm planos de incrementar os investimentos em CX entre 50% e 100% no mesmo período. Apenas 5% não estimam nenhum aumento nesse intervalo de tempo. O estudo global coletou a opinião de 2.670 profissionais, todos envolvidos ou familiarizados com as atividades de CX.

E com grandes investimentos, espera-se grandes resultados. A pesquisa aponta que 78% dos entrevistados esperam um retorno positivo alto ou moderado dos recursos investidos em tecnologia de CX em dois anos.

Entretanto, a pesquisa alerta para o fato de que apenas recursos tecnológicos, por mais robustos que sejam, não vão resolver pendências e problemas na experiência do consumidor. O uso de chat em tempo real é um exemplo. A porcentagem de empresas com a pior e a melhor classificação de CX a utilizam na mesma proporção – 61% cada.

“Nesse cenário de expectativa versus realidade, entram as empresas que o estudo denomina como ‘Campeões de CX’, que representam apenas 15% do total, relatando um desempenho excepcional ou superior à concorrência na qualidade da experiência do consumidor e no retorno sobre o investimento (ROI)”, explica a Head de Growth Marketing do SAS, Simone Bervig.

O estudo também apontou que 40% das organizações globais têm um cargo C-level exclusivo responsável pela experiência do consumidor. “Nas demais empresas, observo que há uma interessante discussão sobre qual líder deveria comandar esse pilar, CIO, CTO ou CMO”, destaca Simone. “A realidade é que CX não se encaixa em nenhuma destas áreas, portanto, assim como a geração de receita é algo que permeia diversos departamentos, a experiência do cliente também deve ser encarada da mesma forma”, conclui.

Na visão da especialista, a melhor abordagem para o CX é uma cultura orientada a dados, usando tecnologias que mesclem dados online e offline para gerar comunicações contextuais com o cliente em múltiplos canais. Soma-se a isso à capacitação de equipes multidisciplinares para ganhar velocidade e pensar em soluções para a melhor experiência possível.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

16 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

16 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

3 dias ago