Era da Inteligência Artificial: 3 pilares cruciais para atuação do CIO

As principais tendências do mundo corporativo passam pela tecnologia – desde os processos mais simples, como a mudança para cloud computing; até os mais complexos, como uso da Inteligência Artificial para entender melhor o consumidor e criar experiências de compra mais completas. Isso joga luz ao papel do CIO que, para comandar a transformação digital de maneira efetiva, também precisa se transformar, como mostra pesquisa da Salesforce.

De acordo com o estudo, feito com mais de dois mil líderes de TI, 81% deles acreditam que a área está entrando em uma nova era, baseada nas expectativas do clientes. Assim, a TI passa de um centro de custo focado em infraestrutura para uma consultora de serviços baseada em valor. Veja a seguir, os principais pilares de atuação do CIO nessa nova fase:

Inovação como base

Inovar não é apenas uma questão de diferenciação, mas, sim, fator decisivo para uma empresa se manter no mercado. Em parceria com as unidades de negócio, cabe ao CIO analisar as tecnologias que fazem diferença para o andamento da companhia, para aumentar a produtividade e a agilidade das áreas e para aperfeiçoar o atendimento.

Parceria estratégica

Os demais líderes da empresa começam a ver o CIO como um parceiro estratégico que impulsiona o sucesso comercial. Assim, em parceria com as unidades de negócio, como vendas e marketing, auxilia na melhora do atendimento e a proporcionar uma experiência de compra completa, baseada nos dados armazenados dos consumidores. Isso é possível por meio de tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT).

IA e tecnologias móveis em destaque

Inteligência Artificial, cloud computing e as tecnologias móveis, como smartphones e tablets, são as que terão maior impacto comercial até 2020 e isso vem acompanhado de mais exigências dos clientes: 58% dos clientes dizem que a tecnologia aumentou muito a expectativa que esperam das empresas ao interagirem com eles. No entanto, apenas 20% dos CIOs têm planos bem definidos de como usar IA de forma ampla.

Foco na agilidade e produtividade

A velocidade é um fator-chave na transformação digital. Para isso, os CIOs devem explorar soluções de alta performance, como os Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicator, ou KPIs). Cerca de 76% dos líderes de TI dizem que a velocidade na entrega de um aplicativo ou projeto é um KPI crítico ou muito importante.

Para saber mais, baixe o whitepaper Salesforce State of IT.

Imagem: Depositphotos

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

12 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

14 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

16 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

17 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

18 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

18 horas ago