Instituto TI de Salto é lançado para capacitar jovens mulheres em TI

Organização quer atrair mulheres de sucesso do setor de TI para capacitar e mentorar futuras lideranças femininas do setor

Author Photo
1:52 pm - 11 de março de 2024
mulheres, TI, instituto, tecnologia, diversidade, inclusão, mercado de TI, vagas de diversidade, startups brasileiras Imagem: Shutterstock

Durante o Dia Internacional da Mulher, na última sexta-feira (8), foi lançada em São Paulo mais uma iniciativa para auxiliar garotas a entrarem na área de tecnologia da informação – e com uma marca de respeito. É o Instituto TI de Salto, fundado por Sylvia Bellio, CEO e cofundadora da Itl.tech, além de organizadora da série de livros de mesmo nome.

O objetivo, segundo a executiva, é incentivar mulheres a atuarem e se destacarem em profissões na área de tecnologia, hoje majoritariamente masculinas. “Foram as histórias de nossas quase 100 coautoras que inspiraram essa iniciativa”, explica Sylvia, que acredita que esses exemplos são capazes de “multiplicar essas histórias de sucesso”.

Veja também: 9 mulheres relatam suas trajetórias e inspiram futuras líderes na TI

A expectativa da idealizadora do instituto é atrair profissionais mulheres de referência na indústria de tecnologia para que atuem como professoras e mentoras.

O instituto deverá capacitar jovens mulheres fornecendo ferramentas, conhecimento e suporte para se tornarem profissionais de sucesso em tecnologia. A entidade filantrópica quer ser referência na inclusão e desenvolvimento de talentos femininos em TI, alcançando um futuro mais igualitário e diverso no setor.

A nova entidade quer estreitar relações com escolas técnicas, universidades e entidades com fins inclusivos para levar o programa a mais mulheres. Também está aberta à colaboração de parceiros, inclusive os que já patrocinaram edições dos livros.

“Ter o apoio dos nossos parceiros é fundamental para darmos continuidade ao nosso trabalho, que deve impactar não só o universo tecnológico, mas também a vida de várias garotas que possuem um futuro brilhante pela frente”, diz Sylvia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.