Livro “TI de Salto” chega à 4ª edição com recorde de autoras

Projeto de Sylvia Bellio, CEO e fundadora da itl.tech, "TI de Salto" conta com apoio da Equinix

Author Photo
8:32 am - 08 de março de 2024
TI de Salto TI de Salto

O livro “TI de Salto”, publicado pela Árvore Digital Editora, chega hoje (8/3) às lojas em sua quarta edição, conquistando um marco significativo: um recorde de 29 autoras compartilhando suas histórias inspiradoras no setor de tecnologia – na primeira edição, 21 mulheres reportaram visões únicas sobre carreira e mulheres na TI.

Victor Arnaud, presidente da Equinix no Brasil, que escreveu o prefácio e apoiou o livro, compartilha sua visão sobre a motivação da empresa em patrocinar a edição. “Nosso apoio à 4ª edição do livro ‘TI de Salto’ é um reflexo direto de nosso compromisso de longa data com a diversidade, inclusão e pertencimento. O patrocínio não apenas alinha-se aos nossos valores de incentivar a representatividade feminina em um campo tradicionalmente masculino, mas também serve como uma chamada à ação para que outras empresas do mercado de infraestrutura digital sigam nosso exemplo”, conta ele, reforçando a importância de ter homens apoiando as trajetórias profissionais de mulheres.

Sylvia Bellio, CEO e fundadora da itl.tech e idealizadora do TI de Salto, destaca a importância do livro como uma fonte de inspiração e exemplos tangíveis para mulheres no campo da tecnologia. “O livro é necessário para exemplificar mulheres reais, muito além das figuras históricas. A hora que eu leio, sinto uma confiança enorme e um pouco do que me perguntam: por que ‘TI de Salto’? Hoje eu uso tênis, mas a hora em que nós mulheres conseguirmos entrar em uma sala com salto alto cheia de homens e a gente não cai, nós vencemos. É o simbolismo do salto que você consegue ter autoconfiança.”

No início do projeto, Sylvia lembra que enfrentou o desafio de engajar mulheres para participar. Sua abordagem inicial pelo LinkedIn encontrou mulheres céticas e relutantes. Determinada a seguir adiante, mesmo diante das dificuldades, Sylvia decidiu bancar o primeiro livro por conta própria.

Com o apoio de um editor e de uma redatora, que contribuíram de forma simbólica, ela iniciou uma vaquinha virtual e mobilizou amigos para arrecadar os recursos necessários. Essa iniciativa permitiu que o livro se tornasse realidade, mesmo em meio à pandemia, quando a impressão, a distribuição e o lançamento tiveram que ser feitas de forma virtual. Essa perseverança e determinação destacam não apenas a paixão de Sylvia pelo projeto, mas também sua visão e compromisso em ampliar as vozes das mulheres no campo da tecnologia.

TI de Salto é uma obra democrática

Simone Okudi, CIO da Stanley Black and Decker Brasil e autora da quarta edição, também compartilha sua perspectiva sobre a importância do livro para mulheres em diferentes estágios de suas carreiras na tecnologia. “O ‘TI de Salto’ é uma obra democrática, com histórias reais e de sucesso que podem inspirar mulheres em diferentes momentos de suas carreiras. A mulher precisa ver esse caminho que é possível galgar, quando ela lê diferentes momentos de carreira ela pode se ver ali. Se eu tivesse tido esses insights através dos livros, teria sido diferente. Por meio dos livros, elas podem obter isso e ter sucesso e crescer de forma rápida e estruturada.”

Para ela, escrever este livro foi uma jornada marcada pela reflexão sobre seu propósito e pela busca por impacto significativo. Após anos de trajetória profissional, ela reconhece a importância de mentoria e orientação ao longo do caminho. Essa perspectiva a motivou a contribuir com suas experiências e insights para inspirar outras mulheres no setor de tecnologia. Embora não seja sua primeira incursão na narrativa de sua própria história, já que ela escreveu outro livro, Simone abraçou este projeto com uma crença renovada em seu potencial transformador. “É minha missão empoderar mulheres e promover uma maior representatividade no campo da tecnologia”, conta.

Tara Risser, presidente da Equinix para as Américas e uma das autoras da obra, revela a importância de compartilhar histórias inspiradoras para promover a diversidade e a inovação no setor de tecnologia.

“Promover, encorajar e inspirar as mulheres em qualquer função é extremamente importante para mim. Para mulheres e meninas que trabalham ou consideram uma carreira em tecnologia, um livro como o ‘TI de Salto’ pode mudar vidas. Às vezes, apenas saber que não estamos sozinhas – que alguém lá fora que se parece um pouco conosco está interessada e envolvida em coisas que nos entusiasmam e que construiu uma vida fazendo isso – é o suficiente para encontrar a força de que precisamos e talvez nem sabíamos que tínhamos”, finaliza ela.

O lançamento do livro acontece hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, às 18h Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.