IBM quer capacitar 30 milhões para ‘profissões do futuro’ até 2030
A IBM anunciou essa semana um plano para capacitar, até 2030, 30 milhões de pessoas em todo o mundo para os “empregos do futuro”.
A IBM anunciou essa semana um plano para capacitar, até 2030, 30 milhões de pessoas em todo o mundo para os “empregos do futuro”. Segundo a empresa, isso compreende alianças educacionais com cerca de 170 indústrias e universidades, com o objetivo de criar plataformas e programas de desenvolvimento de carreira da IBM e expandir acesso à educação e funções técnicas de alta demanda.
Os programas de capacitação serão oferecidos em mais de 30 países nas regiões das Américas, Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e África.
No Brasil o plano inclui um projeto (o IBM SkillsBuilds for Students) feito em parceria com a prefeitura do município de Santa Maria (RS). A colaboração inclui capacitar professores e alunos de escolas da rede pública em temas relacionados a tecnologias, incluindo computação em nuvem e inteligência artificial, disponibilizados na plataforma da IBM gratuitamente.
Leia também: Let’s Code e Iguatemi vão ensinar programação para pessoas 50+
Outro exemplo no País é uma parceria com o Centro Paula Souza, escola técnica paulista, por meio do Programa P-TECH da IBM, que tem sido ampliado nos últimos anos. O projeto oferece formação profissional em diversas unidades de ensino.
“Eu acredito fortemente que o aprendizado contínuo é essencial para o desenvolvimento dos nossos negócios, da sociedade e dos países”, diz em comunicado Tonny Martins, gerente geral da IBM América Latina. “Trabalhando em conjunto com governos, universidades e ONGs, nós podemos tornar isso uma realidade na América Latina.”
Na América Latina, a IBM anunciou uma colaboração com a Junior Achievement Americas para prover o IBM SkillsBuild. Mentores da IBM vão treinar mulheres para carreiras de desenvolvimento web e programação.
A empresa também está colaborando com a Laboratoria para capacitar em análise de dados. O programa é focado em habilidades técnicas e soft skills para a função de analista de dados junior, e inclui webinars, sessões de mentoria e um hackaton com um desafio de empresas.
Programas abrangentes
Os programas da IBM previstos no plano vão desde a educação técnica tradicional para adolescentes em escolas e universidades até estágios e oportunidades de aprendizado remuneradas. Os programas de skills e educação prometem conectar mentores com alunos, oferecendo treinamentos online sem custo para profissionais em desenvolvimento.
O plano da IBM de educar 30 milhões baseia-se em programas e colaboração com universidades e entidades governamentais, incluindo agências de emprego. Também ONGs, particularmente as que possuem foco em jovens carentes, mulheres e veteranos militares.