Empresas usam IA para acelerar modernização do mainframe, indica pesquisa
Pesquisa da Kyndryl aponta que o mainframe segue sendo essenciais em ambientes de TI híbridos e IA turbina resultados
Uma pesquisa recente da Kyndryl, empresa de infraestrutura de TI, destaca que 86% das empresas estão adotando inteligência artificial (IA) para acelerar a modernização de seus mainframes, com algumas companhias relatando retornos de até 225% em um ano. Os mainframes seguem sendo essenciais em ambientes de TI híbridos, à medida que se integram a soluções em nuvem e IA generativa, aponta o levantamento.
Segundo o estudo, um terço dos entrevistados indicou que a plataforma se tornou uma base para executar cargas de trabalho habilitadas para IA. Além disso, quase metade pretende usar IA generativa para desbloquear e transformar dados críticos de mainframe em insights acionáveis.
De acordo com os entrevistados pela pesquisa, os projetos e padrões de modernização de TI estão gerando resultados comerciais substanciais, incluindo retorno sobre investimento (ROI) de três dígitos em um ano – passando de 114% a 225% – e economia coletiva de US$ 11,9 bilhões anualmente.
Quase todas as organizações optaram por uma estratégia de TI híbrida — uma combinação de modernização no mainframe, integração com nuvem pública/privada e movimentação de aplicativos e dados para fora da plataforma. Além disso, 96% dos entrevistados estão migrando algumas cargas de trabalho — em média 36% — para a nuvem.
Escassez de talentos
O estudo também revelou que, embora os projetos de modernização estejam gerando benefícios financeiros significativos, muitas organizações continuam enfrentando escassez de habilidades, impedindo a transformação de sistemas complexos e de missão crítica.
Muitos entrevistados apontaram que a escassez está especialmente em novas áreas, como IA generativa, que pode facilitar a transformação do mainframe e ajudar a aliviar a lacuna de habilidades.
Além disso, as habilidades de segurança estão em alta demanda devido aos crescentes requisitos de conformidade regulatória, com quase todos os entrevistados sinalizando a segurança como o principal fator que impulsiona as decisões de modernização. Com essa pressão aumentada, a pesquisa revelou que 77% das organizações estão usando provedores externos para entregar projetos de modernização de mainframe.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!