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Huawei cresce 3,8% em 2020, apesar de ‘desaleração’

A fabricante chinesa Huawei divulgou nesta quarta (31) seus resultados anuais, que foram positivos. A receita de vendas da empresa durante 2020 foi de US$ 136,7 bilhões, 3,8% de aumento na comparação com o ano anterior. O lucro líquido atingiu US$ 9,916 bilhões, ou 3,2% de crescimento. Apesar de positivo e dentro do previsto, a companhia considera os números uma “desaleração”.

A maior parte do resultado foi obtida na própria China (65,6% do total), seguida por Europa, Oriente Médio e África (EMEA, com 20,3%), Ásia-Pacífico (7,2%) e Americas (4,4%). A divisão de consumo foi a mais bem-sucedida, com 54,2% do resultado total, seguida por operadoras (34%) e enterprise (11,3%).

Leia mais: Complexidade do legado é desafio para redes do futuro, diz Cisco

A empresa diz que houve dificuldades operacionais por conta das sanções impostas pelos Estados Unidos desde 2019. Para demonstrar transparência, os resultados foram auditados pela consultoria KPMG.

Em 2020, a unidade de negócios de operadoras da Huawei contabilizava 1.500 redes ativas em mais de 170 países e regiões. Foram mais de 3 mil projetos de inovação relacionados ao 5G em 20 setores, como mineração de carvão, produção de aço, portos e manufatura.

Estratégia de crescimento

Segundo a Huawei, em 2020 a unidade de negócios corporativos intensificou esforços para desenvolver soluções para diversos segmentos, com o objetivo de criar um ecossistema digital. Lançou soluções de diagnóstico de COVID-19 assistido por inteligência artificial em nuvem, e trabalhou com parceiros para lançar plataformas de aprendizagem online.

Lançou ainda o sistema operacional móvel HarmonyOS – sistema operacional open-source criado após os embargos americanos criarem obstáculos para uso do Google Android – e o Huawei Mobile Services (HMS), unidade de negócios de consumo para dispositivos móveis.

As demonstrações financeiras podem ser vistas e baixadas no site da empresa.

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