Grupo Stefanini anuncia 2.500 vagas para ampliar operações no mundo
São 500 vagas no Brasil em diversas áreas, incluindo Analytics, Ciência de Dados, Cloud, Cibersegurança e Marketing Digital
O Grupo Stefanini quer acelerar suas contratações no mundo, nas quatro regiões em que atua – América Latina, Estados Unidos, Ásia e Europa – para suportar o crescimento das 30 empresas que compõem seu ecossistema. Ao todo são 2.500 vagas, sendo 500 no Brasil, em áreas que envolvem Analytics, Banking, Cibersegurança, Ciência de Dados, Cloud, UX e Marketing Digital e 700 na Europa, onde a empresa fechou um grande contrato com uma multinacional do setor de tabaco.
“Acreditamos que o crescimento de vagas é resultado da diversificação do portfólio [geográfica e de negócios], disciplina financeira, com sólida geração de caixa, continuidade da estratégia de aquisição de novas empresas, ampliação de contratos recorrentes e de novos clientes”, afirma Rodrigo Pádua, VP Global de Gente e Cultura do Grupo.
De acordo com o executivo, um dos fatores que tem atraído novos talentos é o projeto Stefanini Everywhere, desenvolvido no início de 2020 que ganhou força durante a pandemia. Ao incentivar a contratação de profissionais em qualquer lugar do mundo, mesmo que não haja escritório na cidade de origem do candidato, a presença da multinacional brasileira avançou. No Brasil, de cerca de 500 municípios, em 2020, para mais de 750 este ano, com presença nos 26 estados e no Distrito Federal. No mundo, o Grupo Stefanini possui colaboradores em 2.500 cidades.
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O Stefanini Everywhere conta com três modelos de trabalho: home office total, parcial e flexível, ou seja, o colaborador tem a opção de fazer um horário alternativo, seja mais cedo ou mais tarde, de acordo com a necessidade pessoal e a disponibilidade do cliente. “A utilização de tecnologias desenvolvidas em casa, como o chatbot inteligente Sophie, permite atrair, entrevistar, selecionar, contratar e treinar de maneira remota, o que torna a Stefanini uma empresa sem fronteiras”, afirma Pádua, que recentemente foi eleito como o RH do Ano na América Latina por uma importante premiação do setor.
A nova fase do programa prevê a ampliação em países onde o Grupo Stefanini ainda não tem operações. A expectativa é atingir 4.000 municípios em até dois anos. “Todo esse movimento reflete o DNA empreendedor da corporação que, apesar de atuar em 41 países com mais de 30 mil colaboradores, mantém a estrutura de células, que garante autonomia na ponta com responsabilidade”, comenta o executivo.
Onboarding digital
Com a utilização de novas plataformas é possível implementar o onboarding digital, processo pelo qual o novo colaborador passa pelas entrevistas, testes e admissão, sem contato físico com a empresa. Os treinamentos com metodologias ágeis podem auxiliar no mapeamento de talentos e identificação de colaboradores que estejam disponíveis para novos desafios.
Com o trabalho remoto, as possibilidades se potencializaram ainda mais. Segundo o CEO Global do Grupo Stefanini, Marco Stefanini, o importante é criar uma experiência do colaborador cada vez mais humanizada e digital, com processos que permitam conhecer a cultura e transitar por todo o ecossistema de inovação da empresa.
Com a proposta, espera-se ampliar a presença atual da companhia em 750 cidades no Brasil para 1.000 em no máximo dois anos, tanto nas capitais quanto em cidades de médio e pequeno porte como a pequena Periquito, município com menos de 7.000 habitantes no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, onde hoje há três colaboradores.
“Entre a cultura e o conhecimento técnico, priorizamos a cultura e depois treinamos os profissionais. Contamos com a Stefanini Academy, com plataformas de onboarding digital, mentoria sobre diversos assuntos e mapeamento de talentos para identificar colaboradores que estejam disponíveis para novos desafios. Esse equilíbrio entre pessoas, propósitos e atitudes é o que vem garantindo à Stefanini manter sua estratégia de aquisições e de atração de talentos que queiram crescer conosco”, complementa o CEO.
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