Grupo NSO, de transporte rodoviário, moderniza data center
Centralização do data center com Nutanix permitiu ampliação da capacidade computacional, simplificação na gestão de TI e aumento de disponibilidade
O Grupo Nossa Senhora do Ó (NSO), conglomerado de transporte rodoviário formado pelas empresas Viação Santa Brígida, Urubupungá Transportes e Turismo, Viação Cidade de Caieiras, Primebus e Censo, modernizou seu data center com as soluções de hiperconvergência da Nutanix. O projeto foi implementado pela Add Value, consultoria especializada em tecnologias de nuvem, hiperconvergência, networking, segurança e virtualização.
O Grupo NSO atua principalmente no estado de São Paulo, atendendo tanto linhas municipais quanto intermunicipais e metropolitanas. Suas empresas, como a Urubupungá Transportes e a Viação Cidade de Caieiras, operam em importantes municípios da região, incluindo Cajamar, Santana de Parnaíba, Caieiras, e Franco da Rocha, conectando-os com grandes cidades como São Paulo, Barueri e Guarulhos.
Como era antes?
A infraestrutura anterior contava com equipamentos obsoletos e estava dividida entre as diversas empresas do grupo, que possuíam seus próprios sistemas e servidores. Essa fragmentação dificultava a centralização e a escalabilidade dos serviços, além de gerar altos custos e demandas operacionais que já não acompanhavam o crescimento da empresa.
Em busca de uma infraestrutura mais moderna e escalável para atender ao seu rápido crescimento, a companhia investiu na renovação completa de seu data center, substituindo sua infraestrutura computacional por uma solução hiperconvergente da Nutanix.
“A mudança, que ampliou a capacidade computacional de três para seis nós, foi acompanhada por uma simplificação no gerenciamento de TI e ganhos significativos em desempenho e produtividade”, diz Fábio Montanaro Junior, coordenador de infraestrutura da NSO.
Benefícios
De acordo com o executivo da NSO, a Nutanix trouxe uma estabilidade e performance essenciais para o ambiente de TI. Desde o ERP até os sistemas de arrecadação, a operação agora é muito mais estável e com uma disponibilidade de 99,97%, o que é fundamental para os serviços do Grupo, com um aumento de até 50% da produtividade da equipe responsável pelo data center.
“Nosso time agora trabalha em um ambiente consolidado, gerenciado com facilidade, e, com a hiperconvergência, conseguimos economizar tempo e otimizar recursos, o que é crucial para nosso tipo de operação. Além disso, o time da Add Value foi fundamental para extrairmos o máximo potencial da tecnologia Nutanix e recebemos o suporte necessário para garantir que nossa equipe estivesse bem treinada”, explica Montanaro.
Além disso, com a infraestrutura centralizada, a companhia simplificou a gestão dos dados e serviços críticos de todas as empresas do grupo, garantindo que os sistemas de arrecadação e os relatórios de transações, que dependem de um processo de sincronização de dados por Wi-Fi quando os ônibus retornam à garagem, sejam processados com precisão e rapidez.
Próximos passos
Com a estabilidade e confiabilidade da nova infraestrutura, o Grupo NSO já planeja novos passos: internalizar o sistema de bilhetagem, atualmente em nuvem, trazendo-o para o data center próprio. Esse movimento visa aumentar o controle e a governança sobre dados sensíveis e críticos, consolidando a infraestrutura em um ambiente centralizado e mais seguro.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!