Grupo NSO, de transporte rodoviário, moderniza data center

Centralização do data center com Nutanix permitiu ampliação da capacidade computacional, simplificação na gestão de TI e aumento de disponibilidade

Author Photo
10:44 am - 31 de dezembro de 2024
Imagem: Shutterstock

O Grupo Nossa Senhora do Ó (NSO), conglomerado de transporte rodoviário formado pelas empresas Viação Santa Brígida, Urubupungá Transportes e Turismo, Viação Cidade de Caieiras, Primebus e Censo, modernizou seu data center com as soluções de hiperconvergência da Nutanix. O projeto foi implementado pela Add Value, consultoria especializada em tecnologias de nuvem, hiperconvergência, networking, segurança e virtualização.

O Grupo NSO atua principalmente no estado de São Paulo, atendendo tanto linhas municipais quanto intermunicipais e metropolitanas. Suas empresas, como a Urubupungá Transportes e a Viação Cidade de Caieiras, operam em importantes municípios da região, incluindo Cajamar, Santana de Parnaíba, Caieiras, e Franco da Rocha, conectando-os com grandes cidades como São Paulo, Barueri e Guarulhos.

Como era antes?

A infraestrutura anterior contava com equipamentos obsoletos e estava dividida entre as diversas empresas do grupo, que possuíam seus próprios sistemas e servidores. Essa fragmentação dificultava a centralização e a escalabilidade dos serviços, além de gerar altos custos e demandas operacionais que já não acompanhavam o crescimento da empresa.

Em busca de uma infraestrutura mais moderna e escalável para atender ao seu rápido crescimento, a companhia investiu na renovação completa de seu data center, substituindo sua infraestrutura computacional por uma solução hiperconvergente da Nutanix.

“A mudança, que ampliou a capacidade computacional de três para seis nós, foi acompanhada por uma simplificação no gerenciamento de TI e ganhos significativos em desempenho e produtividade”, diz Fábio Montanaro Junior, coordenador de infraestrutura da NSO.

Benefícios

De acordo com o executivo da NSO, a Nutanix trouxe uma estabilidade e performance essenciais para o ambiente de TI. Desde o ERP até os sistemas de arrecadação, a operação agora é muito mais estável e com uma disponibilidade de 99,97%, o que é fundamental para os serviços do Grupo, com um aumento de até 50% da produtividade da equipe responsável pelo data center.

“Nosso time agora trabalha em um ambiente consolidado, gerenciado com facilidade, e, com a hiperconvergência, conseguimos economizar tempo e otimizar recursos, o que é crucial para nosso tipo de operação. Além disso, o time da Add Value foi fundamental para extrairmos o máximo potencial da tecnologia Nutanix e recebemos o suporte necessário para garantir que nossa equipe estivesse bem treinada”, explica Montanaro.

Além disso, com a infraestrutura centralizada, a companhia simplificou a gestão dos dados e serviços críticos de todas as empresas do grupo, garantindo que os sistemas de arrecadação e os relatórios de transações, que dependem de um processo de sincronização de dados por Wi-Fi quando os ônibus retornam à garagem, sejam processados com precisão e rapidez.

Próximos passos

Com a estabilidade e confiabilidade da nova infraestrutura, o Grupo NSO já planeja novos passos: internalizar o sistema de bilhetagem, atualmente em nuvem, trazendo-o para o data center próprio. Esse movimento visa aumentar o controle e a governança sobre dados sensíveis e críticos, consolidando a infraestrutura em um ambiente centralizado e mais seguro.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.