Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix
Empresas estão mais cautelosas com a aquisição de sistemas HCI devido à incerteza entre Broadcom e VMware
A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos no mercado de infraestrutura de TI. Analistas de mercado compartilharam durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, suas opiniões sobre essa movimentação, destacando potenciais consequências e próximos passos da transação.
Natalya Yezhkoze, vice-presidente de pesquisa, cargas de trabalho empresariais e emergentes da IDC, destacou que a aquisição traz uma certa incerteza para o mercado de infraestrutura hiperconvergente (HCI).
Segundo ela, os clientes estão sendo mais cautelosos com as compras de sistemas HCI devido à incerteza entre Broadcom e VMware. “Esperamos um impacto adicional no mercado de HCI no curto prazo”, comentou, enfatizando que a prudência dos clientes pode causar uma contração temporária no mercado.
Já Steve McDowell, principal analista da NAND Research, ressaltou que a Broadcom está focada em negócios de alta receita e alta margem, o que pode deixar os parceiros e alguns clientes preocupados. “Esse cenário deixa empresas de médio porte em uma posição vulnerável”, afirmou ele em conversa com jornalistas.
Simon Robinson, principal analista da Enterprise Strategy Group, ressaltou que não há dúvidas de que o mercado está em uma fase de transição, impulsionada pela migração de ambientes de TI on-premises para a nuvem e pela emergência de novas cargas de trabalho e arquiteturas, como contêineres e orquestração. Quadro esse que gera tanto oportunidade quanto incertezas, observou. “Estamos em uma fase de transição que já estava acontecendo devido à migração para a nuvem e à emergência de novas cargas de trabalho”, disse.
Ele também mencionou que a Nutanix tem aproveitado a incerteza criada pela aquisição da VMware pela Broadcom para oferecer soluções alternativas – e a empresa tem nadado de braçada. “A Nutanix tem uma grande oportunidade para capturar o mercado, pois os clientes começam a buscar alternativas,” explicou Robinson. Ele destacou que não só a Nutanix, mas companhias como Red Hat e HPE também.
VMware segue sendo relevante, avaliam especialistas
Apesar das incertezas, a percepção geral dos analistas é de que a VMware continuará sendo uma peça-chave no mercado de TI. Robinson destacou a força contínua da VMware, comparando-a com a Oracle em termos de adesão dos clientes. “A VMware é extremamente ‘pegajosa’ e cara de substituir, similar à Oracle. A Broadcom tem calculado bem o custo de mudança, mantendo os preços abaixo do limiar de dor para os clientes que se importam”, afirmou.
Questionado se há alguma chance de a Broadcom desistir do negócio ou encerarr a marca, Robinson foi enfático: “Não vejo chance alguma de a Broadcom desistir dessa aquisição. É uma aposta enorme para eles, tanto em termos financeiros quanto de reputação”, comentou.
*A jornalista viajou a convite da Nutanix
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!