Prioridades dos CIOs impulsionam inovações na Nutanix
Durante o Next 24, evento anual da empresa para clientes e parceiros, Nutanix revelou novidades para nuvens híbridas e IA
Levantamento recente do Gartner indica que cinco áreas estão entre os principais focos dos CIOs hoje: modernização de aplicações (68%), inteligência artificial (73%), plataformas em nuvem (72%), business intelligence e análise de dados (78%) e cibersegurança (80%), uma resposta direta aos desafios de negócios.
A Nutanix vê essas tendências como uma oportunidade crucial para a fabricante norte-americana. “Não só por conta da compra da VMware pela Broadcom, mas em geral. Muitos CIOs estão dizendo que serão afetados por essa aquisição”, comentou Lee Caswell, vice-presidente sênior de Marketing da Nutanix.
A Nutanix revelou no Next 24*, que acontece em Barcelona, na Espanha, que está se posicionando para capitalizar essas tendências, focando em três pilares principais: adoção, modernização e inovação. “Estamos ajudando clientes a reduzir fricção, livre de suporte, de subscrição”, explicou Caswell. Mesmo com o hardware existente, a Nutanix oferece soluções que permitem uma modernização eficiente, proporcionando valor adicional aos negócios sem a necessidade de grandes investimentos em novos equipamentos.
Entre as inovações recentes, destaca-se o Nutanix Kubernetes Platform (NKP), tecnologia resultado de uma aquisição feita este ano. “Estamos também investindo em monitoramento ativo de consumo de energia, tema urgente atualmente”, acrescentou Caswell. O foco na eficiência energética reflete uma preocupação crescente com a sustentabilidade no setor de tecnologia.
Outro destaque mencionado é o “GPT in a Box“, iniciativa que inclui integração com novos parceiros, como a Hugging Face, empresa franco-americana que desenvolve ferramentas para construção de aplicativos usando aprendizado de máquina, permitindo acesso aos mais recentes modelos de Large Language Models (LLMs). A inovação facilita a adoção de inteligência artificial (IA) avançada pelas empresas, integrando-se aos sistemas existentes.
Parcerias
A colaboração com a Cisco, que agora certifica os servidores blade UCS da Cisco para uso com soluções Nutanix, exemplifica as parcerias estratégicas da empresa. Além disso, a Nutanix anunciou a certificação de clientes vSAN Ready Nodes, expandindo também seu ecossistema de suporte.
Outra aliança anunciada foi com a Dell, a antiga dona da VMWare. Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, revelou que as empresas vão combinar o poder do Nutanix Cloud Plataform no Dell PowerFlex, contribuindo para negócios que precisam escalar computação e storage de forma independente. Além disso, as empresas vão colaborar em engenharia, go-to-market, suporte e serviços.
“Estamos fazendo integração da nossa plataforma junto com a PowerFlex da Dell, visando trazer simplicidade ao mundo híbrido e permitir a portabilidade de dados e aplicações para a nuvem”, explicou ao IT Forum Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix Brasil. A Nutanix está ainda expandindo seu suporte a novas placas gráficas da Nvidia e modelos de inteligência artificial (IA) com a segunda versão do “GPT in a Box”.
Para ajudar clientes e parceiros a acessarem tecnologias pré-configuradas, a Nutanix lançou ainda o Launchpad. A ferramenta é projetada para simplificar a implementação de novos softwares, permitindo uma transição suave e eficiente para soluções mais avançadas.
Comemorando o aniversário de 10 anos do Nutanix AHV, a plataforma de virtualização da Nutanix, Ramaswami também apresentou o lançamento da seleção automática de clusters e simplificação da gestão de Kubernetes, tornando suas soluções ainda mais acessíveis e fáceis de usar.
O futuro da Nutanix inclui a expansão das suas ofertas em Kubernetes e a continuidade de parcerias estratégicas. A empresa também está apostando no Project Beacon, que visa tornar a Nutanix mais independente de plataformas específicas, oferecendo flexibilidade de escolha para sua base de clientes. “Com o Beacon oferecemos a possibilidade de construir a aplicação uma vez e rodar em qualquer lugar”, explicou Ramaswami.
*A jornalista viajou a convite da Nutanix
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!