Grupo cearense MSLZ aumenta visibilidade da TI e se protege de vulnerabilidades

Mais de 50 mil vulnerabilidades foram corrigidas em nove meses, diz empresa, que conduziu projeto com a Add Value

Author Photo
9:44 am - 03 de setembro de 2024
Foto: Divulgação

A rede cearense de supermercados Grupo MSLZ – que engloba as marcas Mercadinhos São Luiz, Mini São Luiz e Mercadão – precisava melhorar a visibilidade de seu ambiente de TI e se proteger de vulnerabilidades. Para alcançar esse estado, adotou soluções da Qualys, companhia de segurança da informação, e resolveu mais de 50 mil vulnerabilidades, reduzindo em quase 90% o tempo gasto em operações do tipo.

O projeto teve implementação e suporte da Add Value, consultoria especializada em tecnologias de nuvem, hiperconvergência, networking, segurança e virtualização. Os resultados do projeto foram antecipados em primeira-mão ao IT Forum.

Pelo ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo MSLZ é a segunda maior rede supermercadista do Ceará, com 28 filiais, incluindo lojas, centro de distribuição, central de produção alimentícia e escritório administrativo. Tem como foco atual atingir 35 lojas em funcionamento até o segundo semestre de 2025.

O faturamento do grupo, em 2023, foi de cerca de R$ 1,35 bilhão.

Veja ainda: Laboratória completa 10 anos formando e empregando mulheres em tecnologia

Mas a companhia tinha como preocupação a gestão de vulnerabilidades e a falta de um modelo de defesa que antecipasse brechas. No cenário anterior, utilizava uma ferramenta de monitoramento que realizava escaneamento mensal e deixava a operação de verificação e aplicação de correção manual e morosa, além de haver falhas durante a varredura e autenticação.

“Temos mais de 700 ativos gerenciáveis e demorávamos cerca de um ou dois dias para corrigirmos apenas uma vulnerabilidade por vez. Além disso, sofríamos com falhas de autenticação, tendo que realizar correções e aplicações de forma manual”, lembra Liuz Palácio, analista de segurança sênior do grupo.

A companhia adotou a plataforma da Qualys com a promessa de uma gestão de monitoramento ampla, priorizando e corrigindo vulnerabilidades para proteger ativos de TI. E, ao mesmo tempo, obter conformidade com políticas, normas, leis e regulamentos de segurança da informação.

Em nove meses, foram resolvidas mais de 50 mil vulnerabilidades, neutralizando mais de 89% das ameaças detectadas no ambiente. Houve aumento de 67% da visibilidade dos ativos no mesmo período. O tempo utilizado com varreduras, correções e autenticações foi reduzido em 90%. Além disso, a companhia economizou mais de 50% do que gastava com a solução anterior.

“O Grupo MSLZ desde o início do processo de escolha pela Qualys, passando pela implementação e operação, sempre foi muita aberta para nossos inputs (…). A nossa missão é melhorar cada vez mais a cibersegurança da companhia…”, diz Thiago Spósito, sócio da Add Value.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.