Notícias

Google quer resolver o problema de atualização do Android com o Project Treble

Se há uma coisa que odiamos sobre nossos telefones Android é a falta de atualizações regulares e rápidas. Sempre que uma nova versão do Android é lançada, mesmo que seja pequena, a LG, a Samsung, a Sony, a HTC e todos os outros fabricantes precisam providenciar a atualização para os seus modelos de smartphones.

Mas uma grande mudança que vem para o Android O pode fazer tudo isso ficar no passado.

Em um post no Blog do Desenvolvedor, o Google revelou um pouco do Project Treble, que pode ser considerado “a maior mudança para a arquitetura de baixo nível do sistema Android até o momento”. Em poucas palavras, ele visa diminuir significativamente a carga sobre os fabricantes de aparelhos para que eles possam entregar atualizações em tempo hábil.

As informações ainda são poucas. O que o Google diz é que o Project Treble vai, pela primeira vez desde que o Android foi lançado, nos dar esperança. Ao remover a maior parte do trabalho exigido pelos fabricantes para lançar uma nova atualização para o Android, os dispositivos que acompanham o Android O devem ter um tempo muito mais fácil de adesão à segurança do Google e ao cronograma de atualizações.

Grito agudo
O processo atual é muito demorado, forçando os fabricantes de aparelhos não apenas a atualizar sua própria implementação, mas também o sistema operacional do Google. Basicamente, existem cinco passos a seguir cada vez que uma nova versão do Android é lançada:

  • A equipe do Android publica o código para a versão mais recente.
  • Os fabricantes dos chips que alimentam dispositivos Android, modificam a nova versão para seu hardware específico.
  • Os fabricantes de chips passam a nova versão modificada para os fabricantes de dispositivos – as empresas que projetam e fabricam dispositivos Android. Os fabricantes de dispositivos modificam a nova versão novamente para seus diferentes modelos conforme necessário.
  • Os fabricantes de dispositivos trabalham com as operadoras para testar e certificar a nova versão.
  • Os fabricantes de dispositivos e as operadoras disponibilizam a nova versão para os usuários.
  • Na próxima versão do Android, o Google está reduzindo essas etapas para apenas uma. O conceito central envolve a separação da implementação do fornecedor, que é o software específico do dispositivo escrito em grande parte pelos fabricantes de chip, a partir do Android OS Framework. Começando com novos dispositivos que vêm com Android O , o Google vai introduzir uma nova “interface do fornecedor” entre o Android e as implementações de dispositivos exclusivos que permitam o acesso às partes específicas de hardware. Isso significa que os fabricantes de dispositivos serão capazes fazer atualizações “sem qualquer trabalho adicional exigido dos fabricantes de chips”.

    O Project Treble permite que os fabricantes de dispositivos se concentrem apenas nas partes do Android que afetam seus telefones.

    GOOGLE

    O Google está baseando o sistema em seu Compatibility Test Suite, o sistema que permite aos desenvolvedores ter um único aplicativo para centenas de diferentes celulares e tablets, independentemente do tamanho da tela e do hardware. Como a própria equipe do Google descreve, “o Projeto Treble pretende fazer o que a CTS fez para aplicativos, para a estrutura do sistema operacional”.

    Além das mudanças arquitetônicas, o Google está trabalhando com seus parceiros para mover suas alterações de código para a base de código comum do projeto do Android Open Source. Segundo a Google, a Sony e a Qualcomm já contribuíram com “dezenas de recursos e centenas de correções de bugs para o Android O”, para que eles não tenham que refazer seu trabalho com cada nova versão do Android.

    O Google planeja publicar a documentação completa do Project Treble em source.android.com. Mas esperamos ouvir muito mais sobre isso no Google I/O na próxima semana.

    Recent Posts

    Coalizão Symbiosis: Big techs unem forças para impulsionar mercado de remoção de carbono

    Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft…

    15 horas ago

    Pagamentos via Pix no exterior: Rendix tem o objetivo de expandir globalmente

    A plataforma Rendix, que permite pagamentos via Pix em transações internacionais, está ganhando terreno na…

    15 horas ago

    DeepL anuncia aporte de US$ 300 mi para crescer internacionalmente

    A DeepL, empresa alemã especialista em linguagem natural para IA, anunciou essa semana um investimento…

    17 horas ago

    Tecnologia de ponta falha na proteção contra roubos de carros Tesla

    A segurança dos veículos Tesla, que adotaram recentemente a tecnologia de rádio de banda ultralarga,…

    18 horas ago

    CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

    Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

    19 horas ago

    Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

    A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

    20 horas ago