Notícias

Google: CEO reconhece problemas com Gemini e promete correções

O CEO do Google, Sundar Pichai, recentemente enfrentou uma série de controvérsias relacionadas à ferramenta de inteligência artificial (IA) da empresa, conhecida como Gemini. Em um comunicado divulgado na última terça-feira (27), Pichai descreveu as respostas problemáticas do aplicativo em questões de raça como “completamente inaceitáveis” e prometeu implementar mudanças estruturais para resolver o problema.

A controvérsia em torno do Gemini surgiu após a suspensão da ferramenta de criação de imagens da empresa, na semana passada, devido a resultados constrangedores e ofensivos. Em alguns casos, o aplicativo se recusou a retratar pessoas brancas ou inseriu imagens de mulheres ou pessoas racializadas em contextos inadequados, como na representação de nazistas ou do Papa.

Leia mais: Softwares com IA fake: como profissionais de TI podem desmascarar impostores?

Em uma declaração à imprensa, Pichai afirmou que “algumas das respostas do Gemini têm ofendido nossos usuários e mostraram viés”, destacando que tais ações são inaceitáveis. Ele também mencionou que a equipe do Google tem trabalhado incansavelmente para abordar essas questões e já observou melhorias significativas em várias áreas.

“Nenhuma IA é perfeita, especialmente nesta fase emergente do desenvolvimento da indústria, mas sabemos que o padrão é alto para nós e continuaremos nesse caminho, não importa quanto tempo leve. E vamos revisar o que aconteceu e garantir que consertemos em escala”, disse Pichai em nota. “Estaremos conduzindo um conjunto claro de ações, incluindo mudanças estruturais, diretrizes de produto atualizadas, processos de lançamento aprimorados, avaliações robustas e testes finais, e recomendações técnicas”.

A controvérsia em torno do Gemini destaca os desafios enfrentados pelas empresas na utilização da IA, especialmente no que diz respeito à mitigação de viés e à garantia de respostas precisas e imparciais. No entanto, para além do problema de viés, isso mostra que o Google enfrenta falhas técnicas no refinamento dos modelos de IA, um desafio comum enfrentado por todas as empresas que desenvolvem produtos de IA para consumidores, não apenas o Google.

*Com informações do Semafor

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Sony Music adverte setor de tecnologia sobre uso indevido de conteúdo para IA

A Sony Music Group enviou uma carta a mais de 700 empresas de tecnologia e…

1 hora ago

Ransomware-as-a-Service é lucrativo e tem até ‘programa de canais’

O Ransomware-as-a-Service é um modelo de negócio considerado lucrativo, semelhante ao Software-as-a-Service (SaaS), e que…

2 horas ago

GPT-4o: a primeira grande evolução do Chat GPT, mas não a última

Há cerca de dois anos, o termo “Inteligência Artificial” se integrou definitivamente ao nosso cotidiano,…

3 horas ago

Gameficação ajuda Raízen a atrair 22 mil jovens para vagas de aprendiz

A Raízen, gigante produtora de açúcar e de etanol, queria melhorar seus processos de contratações…

4 horas ago

IA generativa é a solução de inteligência artificial mais adotada por empresas

A IA generativa é a solução mais adotada entre as empresas que apostam em algum tipo…

5 horas ago

13 comportamentos relacionados ao uso abusivo de tecnologia

Um estudo feito por um grupo de psiquiatras liderados por Carmita Abdo, psiquiatra e professora…

5 horas ago