Categories: Notícias

Gap de talentos volta a assombrar área de tecnologia da informação

A quantidade de CIOs que relata escassez de habilidades de tecnologia está no nível mais alto desde a recessão em 2008 e muitos líderes de tecnologia dizem que esse gap os impede de manter o ritmo da mudança digital.

Em pesquisa realizada com 3.352 CIOs e outros líderes de tecnologia pelas empresas Harvey Nash e KPMG, 65% dos entrevistados disseram que problemas de recrutamento estavam bloqueando os esforços de modernização da TI. No ano passado, o número foi de 59%. A consequência disso? As taxas de sucesso de projeto estão caindo em áreas como big data, mostra o levantamento.

“Isso é impressionante”, surpreende-se Bob Miano, presidente e CEO da Harvey Nash EUA. “CIOs podem ter grandes ideias, mas se você não pode obter o talento certo de TI, isso é um problema.”

De acordo com o estudo, a demanda é maior para especialistas de análise de dados, pelo segundo ano consecutivo, seguido por gerentes de projetos e analistas de negócios. Equipe para supervisionar times terceirizados, por outro lado, estão em menor demanda, com algumas empresas reduzir a terceirização e procurando contratar pessoal de TI interno.

WellCare Health Plans é uma das empresas que está planejando o uso de fornecedores externos, buscando, em vez de contratar internamente para posições estratégicas. O CIO da empresa, Darren Ghanayem, quer contratar analistas de dados e engenheiros de software experientes com habilidades em Hadoop, entre outras funções. “No passado, era 'vamos encontrar talentos ao melhor custo disponível’. Agora é ‘vamos tentar a expansão o nosso núcleo, que vai nos ajudar a crescer como empresa'”, disse ele.

Para aumentar o conjunto de candidatos, além de olhar para competências específicas, a WellCare procura por “pessoas capazes de aprender”, assinalou. Habilidades técnicas podem ser ensinadas, afirmou, observando que ele é um engenheiro aeroespacial por formação, mas que aprendeu sobre TI no dia a dia. O executivo também está tentando identificar pessoas em unidades de negócios com propensão para tecnologia que podem querer se juntar ao grupo de TI.

Os participantes da pesquisa reconhecem que a alta demanda por certas habilidades gera novas pressões. Experts em blockchain, tecnologia de contabilidade on-line mais conhecida por apoiar o bitcoin, estão sendo caçados pelo mercado por uma oferta salarial de US$ 250 mil.

Além disso, a rotatividade entre os profissionais de tecnologia está aumentando a demanda em determinadas profissões, como análise de dados e gestão de projetos. Quando CIOs encontram as pessoas certas, 90% dizem que estão preocupados em retê-los, de acordo com a pesquisa.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

10 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

12 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

12 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

13 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

14 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

14 horas ago