Gap de talentos volta a assombrar área de tecnologia da informação

Author Photo
12:50 pm - 08 de junho de 2016
Gap de talentos volta a assombrar área de tecnologia da informação

A quantidade de CIOs que relata escassez de habilidades de tecnologia está no nível mais alto desde a recessão em 2008 e muitos líderes de tecnologia dizem que esse gap os impede de manter o ritmo da mudança digital.

Em pesquisa realizada com 3.352 CIOs e outros líderes de tecnologia pelas empresas Harvey Nash e KPMG, 65% dos entrevistados disseram que problemas de recrutamento estavam bloqueando os esforços de modernização da TI. No ano passado, o número foi de 59%. A consequência disso? As taxas de sucesso de projeto estão caindo em áreas como big data, mostra o levantamento.

“Isso é impressionante”, surpreende-se Bob Miano, presidente e CEO da Harvey Nash EUA. “CIOs podem ter grandes ideias, mas se você não pode obter o talento certo de TI, isso é um problema.”

De acordo com o estudo, a demanda é maior para especialistas de análise de dados, pelo segundo ano consecutivo, seguido por gerentes de projetos e analistas de negócios. Equipe para supervisionar times terceirizados, por outro lado, estão em menor demanda, com algumas empresas reduzir a terceirização e procurando contratar pessoal de TI interno.

WellCare Health Plans é uma das empresas que está planejando o uso de fornecedores externos, buscando, em vez de contratar internamente para posições estratégicas. O CIO da empresa, Darren Ghanayem, quer contratar analistas de dados e engenheiros de software experientes com habilidades em Hadoop, entre outras funções. “No passado, era 'vamos encontrar talentos ao melhor custo disponível’. Agora é ‘vamos tentar a expansão o nosso núcleo, que vai nos ajudar a crescer como empresa'”, disse ele.

Para aumentar o conjunto de candidatos, além de olhar para competências específicas, a WellCare procura por “pessoas capazes de aprender”, assinalou. Habilidades técnicas podem ser ensinadas, afirmou, observando que ele é um engenheiro aeroespacial por formação, mas que aprendeu sobre TI no dia a dia. O executivo também está tentando identificar pessoas em unidades de negócios com propensão para tecnologia que podem querer se juntar ao grupo de TI.

Os participantes da pesquisa reconhecem que a alta demanda por certas habilidades gera novas pressões. Experts em blockchain, tecnologia de contabilidade on-line mais conhecida por apoiar o bitcoin, estão sendo caçados pelo mercado por uma oferta salarial de US$ 250 mil.

Além disso, a rotatividade entre os profissionais de tecnologia está aumentando a demanda em determinadas profissões, como análise de dados e gestão de projetos. Quando CIOs encontram as pessoas certas, 90% dizem que estão preocupados em retê-los, de acordo com a pesquisa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.