Linguagem de programação Go ganha o local de trabalho

Maioria dos programadores Go usa linguagem no trabalho, para web e para a indústria de tecnologia, aponta Go Developer Survey 2020

Author Photo
1:11 pm - 19 de março de 2021

O uso da linguagem Go do Google no local de trabalho está se expandindo, de acordo com a “Go Developer Survey 2020”. E como a pesquisa do ano passado, os resultados deste ano mostram que a indústria predominante onde os desenvolvedores Go trabalham é a indústria de tecnologia.

Leia também: Veja cargos e habilidades que estarão em alta na TI em 2021

A “Go Developer Survey 2020”, publicada em 9 de março, descobriu que 76% dos entrevistados estavam usando a linguagem Go no trabalho, em comparação com 73% no ano passado; 66% disseram que Go foi fundamental para o sucesso de sua empresa, ante 59% na pesquisa de 2019. Quarenta e seis por cento dos entrevistados disseram que a tecnologia era sua indústria principal, em comparação com 43%, em 2019, seguido por 12% que citaram serviços financeiros na pesquisa de 2020.

A satisfação geral com a linguagem foi de 92%. Houve uma adoção quase universal dos módulos Go, com 96% usando-os regularmente para gerenciamento de pacotes Go. E apenas 26% dos entrevistados disseram que faltava ao Go um recurso de linguagem essencial de que precisavam. Entre aqueles que precisavam de um recurso crítico ausente, 88% deles disseram que precisavam de genéricos, 58% disseram que precisavam de melhor tratamento de erros e 44% disseram que precisavam de segurança nula. (Os genéricos podem chegar à Go no final deste ano. Uma proposta formal para o recurso foi anunciada em janeiro.)

A pesquisa reuniu 9.648 respostas, embora nem todos tenham respondido a todas as perguntas. Algumas perguntas foram mostradas a todos, enquanto outras perguntas foram mostradas a um subconjunto aleatório de respondentes.

Outras conclusões da pesquisa:

  • 53% programam em linguagem diferente da Go no trabalho, ante 54% no ano passado e 63% em 2018.
  • 68% trabalham com Go em programação web, seguido por 46% em bancos de dados e 42% em devops.
  • 33% disseram que levaram de um a três meses para serem produtivos com Go.
  • O Linux liderou como a plataforma mais comumente usada para desenvolvedores Go, com 63%, seguido por 55% que relataram desenvolver com Go no MacOS.
  • O Visual Studio Code foi o editor mais popular usado com Go, com 41% dos entrevistados usando-o.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.