Ford estende programa de capacitação profissional em TI para a Bahia
Ford <Enter> vai capacitar pessoas de baixa renda no estado. Inscrições para a primeira turma estão abertas
A fabricante de automotores Ford lançou na semana passada uma extensão de um programa cujo objetivo é capacitar pessoas de baixa renda em tecnologia no estado da Bahia. O Ford <Enter> Bahia, como foi chamado, foi criado pela fabricante e pelo Ford Philanthropy, em parceria com o Global Giving, o Senai-BA, o Senai-SP e a Rede Cidadã.
O curso de programação front-end é gratuito e não exige conhecimento prévio em programação. Os alunos recebem ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo Senai.
O anúncio foi feito em cerimônia realizada no Senai Cimatec, em Salvador.
Leia também: Plano Brasil Digital 2030+ quer ser orquestrador do compromisso com a transformação digital
“É uma grande satisfação lançar o Ford na Bahia, [estado] que há mais de 20 anos é a sede do nosso Centro de Desenvolvimento e Tecnologia na América do Sul”, disse na ocasião Pamela Paiffer, diretora de comunicação e responsabilidade social da Ford na América do Sul. “Esse programa dá aos participantes a oportunidade de construir uma carreira qualificada, desenvolver seu potencial e conquistar uma vida melhor por meio da educação.”
O Ford Bahia vai oferecer 300 vagas ao longo de 2025. As inscrições para a primeira turma de 50 pessoas estão abertas desde quinta-feira (7) e podem ser feitas na página da iniciativa. Para participar é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários-mínimos. As aulas começam em janeiro de 2025.
Lançado em 2022 em São Paulo, o Ford <Enter> soma mais de 9 mil inscritos e 200 alunos atendidos nas primeiras turmas, alguns deles contratados antes mesmo de concluir o curso, diz a Ford. A procura motivou a Ford a ampliar o programa, que passou a ser oferecido também na Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
Detalhes e diferenciais
Segundo a Ford, o principal diferencial do programa é o foco na inserção dos participantes no mercado de trabalho. Para isso, oferece trilha de aprendizagem que inclui capacitação técnica, comportamental e o encaminhamento ativo para o mercado.
Além da formação em desenvolvimento de software front-end, o programa inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras sobre temas em alta na área de tecnologia.
O curso tem 300 horas, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira em dois locais de Salvador (o aluno escolhe qual no momento da inscrição). As aulas serão realizadas na sede do Cimatec, no bairro de Piatã, e no Cimatec Digital, no Pelourinho, campus no Centro Histórico de Salvador recentemente inaugurado em parceria com a prefeitura de Salvador e a Neoenergia Coelba.
A Rede Cidadã será responsável pela captação dos alunos, formação comportamental e empregabilidade.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!