Ford estende programa de capacitação profissional em TI para a Bahia

Ford <Enter> vai capacitar pessoas de baixa renda no estado. Inscrições para a primeira turma estão abertas

Author Photo
9:05 am - 11 de novembro de 2024
Foto: Shutterstock

A fabricante de automotores Ford lançou na semana passada uma extensão de um programa cujo objetivo é capacitar pessoas de baixa renda em tecnologia no estado da Bahia. O Ford <Enter> Bahia, como foi chamado, foi criado pela fabricante e pelo Ford Philanthropy, em parceria com o Global Giving, o Senai-BA, o Senai-SP e a Rede Cidadã.

O curso de programação front-end é gratuito e não exige conhecimento prévio em programação. Os alunos recebem ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo Senai.

O anúncio foi feito em cerimônia realizada no Senai Cimatec, em Salvador.

Leia também: Plano Brasil Digital 2030+ quer ser orquestrador do compromisso com a transformação digital

“É uma grande satisfação lançar o Ford na Bahia, [estado] que há mais de 20 anos é a sede do nosso Centro de Desenvolvimento e Tecnologia na América do Sul”, disse na ocasião Pamela Paiffer, diretora de comunicação e responsabilidade social da Ford na América do Sul. “Esse programa dá aos participantes a oportunidade de construir uma carreira qualificada, desenvolver seu potencial e conquistar uma vida melhor por meio da educação.”

O Ford Bahia vai oferecer 300 vagas ao longo de 2025. As inscrições para a primeira turma de 50 pessoas estão abertas desde quinta-feira (7) e podem ser feitas na página da iniciativa. Para participar é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários-mínimos. As aulas começam em janeiro de 2025.

Lançado em 2022 em São Paulo, o Ford <Enter> soma mais de 9 mil inscritos e 200 alunos atendidos nas primeiras turmas, alguns deles contratados antes mesmo de concluir o curso, diz a Ford. A procura motivou a Ford a ampliar o programa, que passou a ser oferecido também na Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

Detalhes e diferenciais

Segundo a Ford, o principal diferencial do programa é o foco na inserção dos participantes no mercado de trabalho. Para isso, oferece trilha de aprendizagem que inclui capacitação técnica, comportamental e o encaminhamento ativo para o mercado.

Além da formação em desenvolvimento de software front-end, o programa inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras sobre temas em alta na área de tecnologia.

O curso tem 300 horas, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira em dois locais de Salvador (o aluno escolhe qual no momento da inscrição). As aulas serão realizadas na sede do Cimatec, no bairro de Piatã, e no Cimatec Digital, no Pelourinho, campus no Centro Histórico de Salvador recentemente inaugurado em parceria com a prefeitura de Salvador e a Neoenergia Coelba.

A Rede Cidadã será responsável pela captação dos alunos, formação comportamental e empregabilidade.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.