Notícias

Fernanda Weiden: ‘Liderança técnica feminina é difícil de se encontrar’

Com mais de 20 anos no mercado de tecnologia e passagens por empresas como Google e Meta, Fernanda Weiden acaba de assumir o cargo de Chief Technology Officer (CTO) da VTEX. No cargo, integrará todas as disciplinas de engenharia, produto e design da empresa, e priorizará confiabilidade da plataforma e escalabilidade das soluções.

Em entrevista exclusiva ao IT Forum, a executiva falou sobre a sua maior paixão como líder: as pessoas. Ela chega à companhia com foco o objetivo de maximizar pontos positivos da equipe e buscar no mercado os profissionais necessários para áreas com deficiência. A empresa lançou em julho de 2021 seu IPO na Bolsa de Nova Iorque (NYSE).

“Se tem algo que não foi diferente em nenhuma parte da minha trajetória é que a liderança feminina é difícil de se encontrar”, alertou Fernanda. Nesse sentido, ela comemorou – e nos contou em primeira mão – que, além dela, outras cinco executivas passaram a integrar o time de liderança na área de tecnologia da VTEX: Renata Lorenz, vice-presidente de Produto; Letícia Faria, vice-presidente de Tech Operations; Anaterra Oliveira, diretora de Engenharia; Laura Lessa, diretora de Design; e Paula Fonseca, diretora de Tech Workforce Expansion.

Leia também: Nuvemshop anuncia nova head de estratégia e operações de plataforma

Confira a entrevista completa!

IT Forum: O que te atraiu à VTEX?

Fernanda Weiden: No Brasil, tem muita coisa acontecendo no mundo da tecnologia. Porém, são poucos players brasileiros que são globais em suas especialidades. Para mim, esse foi um ponto de atração para a VTEX em questão de afinidade em proposta de valor para o mercado. Também tenho uma sintonia muito grande em algo muito importante para mim: as pessoas. A VTEX tem algo muito especial – um time de super talentos e eu sempre me impressiono com as pessoas que eu estou conhecendo. Não só no meu time, mas nos outros departamentos.

IT Forum: Você tem passagens por gigantes do setor, como Google e Meta (ex-Facebook). Como você aplicará essa experiência nessa nova posição?

Fernanda Weiden: Às vezes temos a perspectiva de que nessas bigtechs tudo é mágico e perfeito. Claro que não é assim! Eu acho que o bacana é trazer a experiência de ter olhado duas empresas tão diversas (o Google é uma empresa de engenharia que faz produto e a Meta é uma empresa de produto que faz engenharia) e ter tido a experiência de diferentes culturas. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma pegada diferente de gestão em relação às empresas brasileiras. Aqui, o gestor é “amigão” e lá não. O que eu penso é: como a gente consegue pegar a parte boa dessa experiência, descartar a ruim e usar aqui? Outro ponto é o técnico. Quais são as práticas boas que podemos trazer e aplicar e quais são os processos que não escalaram por algum motivo.

IT Forum: O time de tecnologia da VTEX dobrou de tamanho nos últimos dois anos. Quais são os planos de expansão a partir da sua chegada?

Fernanda Weiden: Eu não diria que existe uma expansão em números, como “crescer duas vezes”. Nós vamos crescer, mas eu quero muito olhar para as pessoas que estão na empresa para ver como podemos melhorar. Eu estou olhando para os colaboradores para entender como ter o melhor de cada profissional e a partir disso contratar especialistas em áreas que sejam uma deficiência dentro da VTEX.

IT Forum: Além das novas contratações, como você enxerga a importância da liderança feminina na empresa?

Fernanda Weiden: Se tem algo que não foi diferente em nenhuma parte da minha trajetória é que a liderança feminina é difícil de se encontrar. Nós somos poucas, então não nos encontramos muito. Infelizmente a gente sabe que mulheres na liderança na área técnica ainda é uma deficiência e é uma área que eu sou super participativa. Nós estamos ouvindo a voz de todos para construir um ambiente justo de colaboração e de trabalho para todo mundo. Na VTEX eu estou feliz porque além de mim, estamos trazendo para o time Renata Lorenz, vice-presidente de Produto; Letícia Faria, vice-presidente de Tech Operations; Anaterra Oliveira, diretora de Engenharia; Laura Lessa, diretora de Design; e Paula Fonseca, diretora de Tech Workforce Expansion.

IT Forum: A VTEX tem planos de expandir ainda mais sua atuação para além do mercado latino-americano, para regiões como Europa e Estados Unidos. Como o time de tecnologia se encaixa nessa estratégia?

Fernanda Weiden: O nosso time está majoritariamente no Brasil. Nós temos escritório no Rio de Janeiro, João Pessoa e Recife. Além disso, nós abrimos um escritório em Lisboa e a nossa ideia é criar um “centro de gravidade” para esse time na Europa. Porém, a pandemia veio para ensinar a todos que a forma que a gente lida e vive essa vida corporativa mudou muito. Não tenho nada concreto, mas hoje a gente olha para como se adaptar a esse conceito de localidade dado o mundo que vivemos hoje.

IT Forum: Essa mudança de barreiras é um fator positivo contra o gap de profissionais de tecnologia?

Fernanda Weiden: É interessante porque em alguns lugares é mais fácil contratar determinado perfil. Pensar globalmente abre muitas possibilidades para a gente. Mas é claro que um time que é completamente distribuído adiciona outros tipos de complexidade. Eu acredito que abre o leque de possibilidades para contratação e esse é um dos pontos positivos para arriscar.

IT Forum: Agora que a VTEX está em um momento pós-IPO e de expansão, quais serão suas prioridades para a área de tecnologia?

Fernanda Weiden: Nós estamos olhando muito para dentro para entender o que precisamos melhorar para prover um produto melhor para os nossos clientes. O primeiro ano será para pensar como olhar o produto. Eu propus uma nova forma de olhar para o nosso time: eu lancei a proposta de pensar na jornada dos consumidores da VTEX e como prover a melhor jornada. A partir desse exercício, entender quais são as possibilidades que se abrem ao pensar na jornada ao invés da funcionalidade.

Recent Posts

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

26 minutos ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

1 hora ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

2 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

3 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

4 horas ago

Körber Supply Chain: Brasil moderniza cadeia de suprimentos ao ver escassez de mão de obra

A história de Hélcio Lenz e da Körber Supply Chain poderia ser resumida como Efeito…

5 horas ago