Facebook encosta no LinkedIn e cria modelo para anúncios de empregos

Rede social terá recursos para empresas publicarem vagas de emprego em suas páginas e receberem respostas dos candidatos diretamente

Author Photo
2:47 pm - 17 de fevereiro de 2017

O Facebook anunciou nesta semana que está lançando alguns recursos que ajudarão companhias a publicar vagas de emprego e a receber candidaturas direto na rede social ao mesmo tempo que facilita usuários a se candidatarem para tais posições.

“Nós sabemos que encontrar o talento certo pode ser desafiador”, escreveu o Facebook em post publicado em seu blog. A companhia também cita que 40% dos negócios nos Estados Unidos reportam que preencher vagas é mais difícil do que eles imaginavam.

“Nós estamos focados em construir novas formas para ajudar a tornar mais fácil para empresas interagirem com mais de 1 bilhão de pessoas que visitam o Pages a cada mês”.

Trata-se de um passo importante para o Facebook, diz Ezra Gottheil, analista na Technology Business Research. “É uma importante fonte de receita. Ninguém se importa de ver oportunidades de emprego, contanto que elas não sejam tão invasivas. Então, por que o Facebook não faria?”

Para Gottheil, a estratégia do Facebook não se trata de uma grande ameaça ao LinkedIn tendo em vista que a rede social corporativa busca pessoas com backgrounds específicos.

“Parece que a estratégia do Facebook será mais como, bem, se você gosta de nossa companhia, talvez você queira trabalhar aqui. Publicar um post com ‘estamos contratando’ é diferente de encontrar pessoas com experiências específicas”.

Já nesta semana, empresas nos Estados Unidos e Canadá conseguem publicar ofertas de emprego no Facebook e usuários conseguirão ver esses posts em seus feeds de notícias, no perfil da companhia em questão na rede social ou em uma nova página que o Facebook criou para empregos.

“Essa nova experiência irá ajudar empresas a encontrarem pessoas qualificadas onde elas já estão gastando o seu tempo – no Facebook e no celular”, disse a companhia.

De acordo com o Facebook, um administrador de página da empresa pode criar posts de vagas de emprego, rastrear aplicações e comunicar-se com candidatos na própria rede social.

Pessoas interessadas em uma vaga podem clicar em um botão “Apply Now” e receberão um formulário que será preenchido parcialmente com informações do perfil do usuário que poderá preencher e editar com novas informações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.