Estudo: 92% dos CFOs relatam implementação de políticas ESG

Insper e Assetz divulgam 4ª edição da pesquisa ‘O Perfil do CFO no Brasil’. Pilar ambiental foi o mais destacado por executivos

Author Photo
3:55 pm - 26 de agosto de 2024
Imagem: shutterstock

O Insper, instituição de ensino superior de São Paulo, em parceria com a consultoria Assetz, lançaram a 4ª edição da pesquisa O Perfil do CFO no Brasil 2024 e o desenvolvimento da agenda ESG na área de Finanças, que mapeia perfil, trajetórias e opiniões dos CFOs no Brasil. E descobriu que 92% relataram a implementação de políticas ESG em suas companhias.

Foram ouvidos 95 executivos de finanças de grandes empresas do País. Para a seleção dos participantes, foram contatados CFOs provenientes de companhias que registraram receita superior a R$ 1 bilhão em 2022. Em 2024, o foco do levantamento foi a preocupação dos CFOs com práticas ligadas ao ESG.

“Os resultados do relatório mostram como as empresas brasileiras têm um compromisso crescente com práticas de ESG e reconhecem como elas podem trazer benefícios tanto para a reputação corporativa quanto para a performance financeira das empresas”, diz Carlos Caldeira, professor do Insper e um dos responsáveis pela pesquisa.

Leia tudo: a cobertura do IT Forum Praia do Forte 2024

O pilar ambiental foi o mais destacado pelos executivos, com 39% focando a implementação de estratégias voltadas à proteção do meio ambiente. Em seguida, 31% priorizam o pilar social, adotando estratégias de responsabilidade social. E 30% dão prioridade à governança.

“A pesquisa deixa claro que o CFO e sua equipe têm a responsabilidade de não apenas fomentar a criação de iniciativas ESG, mas assegurar a manutenção de um ecossistema sustentável, garantindo a sua implementação e longevidade”, diz Felipe Brunieri, sócio-fundador da Assetz.

Quando se trata da priorização dos pilares do ESG especificamente pela área financeira das organizações, 76% dos respondentes apontam a governança como prioridade. Em geral, a área aponta “desenvolver uma equipe financeira com visão sistêmica e conhecimento multidisciplinar” como maior desafio.

ESG: outros destaques

No levantamento deste ano, foi observado um aumento de mulheres CFOs de 13% para 18%. Os dados também apontam que as mulheres são mais frequentemente promovidas internamente (53%) em comparação com os homens (37%).

O estudo também aponta para uma maior integração entre finanças e de tecnologia: respondentes afirmam que a área com a qual mais se envolvem, depois de “compras”, é a de TI. Além disso, 89% alegam assumir múltiplas funções, contra 57% de CFOs de empresas estrangeiras.

A análise revela que os CFOs frequentam o escritório um pouco mais regularmente do que as equipes — eles estão na empresa fisicamente em uma média de quatro dias por semana, enquanto a equipe fica 3,5 dias. Os CFOs de empresas brasileiras gostam mais do trabalho presencial: 67% vão ao escritório cinco dias por semana, enquanto 25% das equipes fazem o mesmo.

O estudo está disponível para download de forma gratuita nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.