Notícias

Estresse e falta de autonomia no trabalho podem levar à depressão e até à morte, diz estudo

A reorganização da vida pessoal e profissional a partir da pandemia do novo coronavírus trouxe à tona discussões sobre a saúde do colaborador. Seja ele atuante nos serviços essenciais ou em casa, a adaptação da rotina de um “novo normal” somado ao medo iminente em uma pandemia e as consequência do isolamento social, sobrecarregam a carga emocional e psicológica dos trabalhadores. Diante disso, pesquisadores alertam que nossa saúde mental e mortalidade têm uma forte correlação com a nossa carga de trabalho, demandas de produção e nossa capacidade cognitiva de lidar com isso.

“Quando as demandas de trabalho são maiores do que o controle oferecido pelo trabalho ou a capacidade de um indivíduo de lidar com essas demandas, há uma deterioração de sua saúde mental e, consequentemente, uma maior probabilidade de morte”, disse Erik Gonzalez-Mulé, Professor Assistente de Comportamento Organizacional e Recursos Humanos na Kelley School, e principal autor do estudo “This Job Is (Literally) Killing Me: A Moderated-Mediated Model Linking Work Characteristics to Mortality“, da Escola de Administração de Empresas da Universidade de Indiana, em Kelley, Estados Unidos. O estudo aparece na edição atual do Journal of Applied Psychology. A pesquisa faz parte de um acompanhamento de estudos anteriores dos autores publicado em 2017.

“Examinamos como o controle do trabalho, ou a quantidade de autonomia que os funcionários têm no trabalho, e a capacidade cognitiva, ou a capacidade das pessoas de aprender e resolver problemas, influenciam como estressores do trabalho, como pressão do tempo ou carga de trabalho, afetam a saúde física e mental e, finalmente, a morte”, disse ele. “Descobrimos que os estressores do trabalho têm maior probabilidade de causar depressão e morte como resultado de empregos em que os trabalhadores têm pouco controle ou para pessoas com menor capacidade cognitiva”, complementa.

Por outro lado, Gonzalez-Mulé e sua co-autora, Bethany Cockburn, Professora Assistente de Administração da Northern Illinois University, descobriram que as demandas de emprego resultam em melhor saúde física e menor probabilidade de morte quando combinadas com maior controle das responsabilidades do trabalho.

“Acreditamos que isso ocorre porque o controle do trabalho e a capacidade cognitiva agem como recursos que ajudam as pessoas a lidar com os estressores do trabalho”, disse Gonzalez-Mulé. “O controle do trabalho permite que as pessoas definam seus próprios horários e priorizem o trabalho de uma maneira que as ajude a atingir suas metas de trabalho, enquanto as pessoas mais inteligentes são mais capazes de se adaptar às demandas de um trabalho estressante e descobrir maneiras de lidar com o estresse”, adiciona.

Os pesquisadores usaram dados de 3.148 residentes de Wisconsin que participaram da pesquisa longitudinal representativa nacionalmente, da Midlife, nos Estados Unidos. Da amostra, 211 participantes morreram durante o estudo de 20 anos.

“Os gerentes devem fornecer aos funcionários que trabalham em empregos exigentes mais controle e, nos casos em que é inviável fazê-lo, uma redução proporcional nas demandas. Por exemplo, permitir que os funcionários definam suas próprias metas ou decidam como realizar seu trabalho ou a redução da jornada de trabalho dos funcionários pode melhorar a saúde”, disse Gonzalez-Mulé. “As organizações devem selecionar pessoas com alta capacidade cognitiva para trabalhos exigentes. Ao fazer isso, elas se beneficiarão do aumento do desempenho no trabalho associado a funcionários mais inteligentes, enquanto mantêm uma força de trabalho mais saudável.

“A Covid-19 pode estar causando mais problemas de saúde mental, por isso é particularmente importante que o trabalho não agrave esses problemas”, disse Gonzalez-Mulé. “Isso inclui gerenciar e talvez reduzir as demandas dos funcionários, estar ciente da capacidade cognitiva deles para lidar com as demandas e fornecer autonomia aos funcionários são ainda mais importantes do que antes do início da pandemia”.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

1 dia ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

1 dia ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

1 dia ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago