‘Essa é a terceira onda da IA’, diz Dr. Rui, CTO da Lenovo

CEO da Lenovo destaca os principais desafios de privacidade da Inteligência Artificial

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9:10 am - 25 de outubro de 2023
Imagem: Lenovo

O termo Inteligência Artificial foi cunhado há aproximadamente 67 anos. E, se na época, não era um conceito popular, hoje é de conhecimento geral. Dr. Yong Rui, CTO da Lenovo, afirma que a IA passou por altos e baixos e estamos vivendo a terceira onda da IA.

“O que trouxe o terceiro pico? Um fator muito importante é o surgimento de grandes modelos de linguagem. Eu costumo chamá-los de modelos básicos. Os dois termos são muito semelhantes, a única diferença é o grande modelo de linguagem. Eles dizem respeito principalmente ao texto e ao idioma. Mas hoje, se você olhar para os grandes modelos de linguagem, eles estão se expandindo de uma única modalidade para uma multimodalidade, como vídeos, imagens, fotos e áudio”, explica o executivo durante o Lenovo Tech World.

Portanto, a tecnologia central por trás da terceira onda de IA é o modelo básico. Outro ponto de importância para o executivo é de que grande parte da população que está em contato com a IA generativa, usa modelos de fundações públicas, como o ChatGPT. Entretanto, existem possibilidades muito importantes em torno do modelo de fundação privada que é específico para empresas. Também há oportunidades no modelo de fundação pessoal, que funciona em um dispositivo pessoal e acessível apenas para o usuário.

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Por fim, há uma mudança na comunidade de IA. A mudança está passando da construção de modelos de fundação para o uso de fundação. Ou seja, na visão do executivo, ainda mais importante do que construir o modelo de base, é como usar a base.

“Essas são as minhas três conclusões principais. A primeira é que a terceira onda de IA realmente nos é trazida pelo modelo de fundação. A segunda é que a estrutura de IA híbrida provavelmente beneficiará a maior parte da indústria e dos indivíduos. E a terceira é que há uma mudança no espaço do modelo de base, da construção para o uso”, resume ele.

Em coletiva de imprensa, Dr. Rui também alerta para o problema de alucinações da IA generativa. “Algumas pessoas pensam que as alucinações são como a imaginação humana, mas às vezes não é. Se você perguntar a alguns dos modelos de fundações públicos, mesmo que a resposta esteja errada, eles darão uma resposta de forma muito competente.”

Ele exemplifica dizendo que se alguém perguntar qual é a população de Austin e os números não estiverem corretos, poderá não ser nada crítico, mas se for implementado em uma empresa, poderá causar problemas. Por isso, diz ele, além do modelo de fundação privada, é necessário ter um banco de dados de registros de conhecimento específicos da companhia.

Yang Yuanqinq, CEO da Lenovo, complementa ao dizer que é preciso garantir que a IA seja segura e possa proteger a privacidade de cada um dos indivíduos. “Por isso apresentamos a IA individual e a IA corporativa. Para que possamos não apenas alavancar o modelo de fundação pública, mas o modo de fundação privada, não apenas para aproveitar a vantagem do público, mas também para que possamos ajudar a proteger a privacidade.”

Dentro desse universo, o executivo afirma que o objetivo final da Lenovo é impulsionar a inovação, ainda que a regulamentação possa ser necessária. “Algumas inovações precisam ser regulamentadas, como a IA. Nós queremos proteger cada indivíduo e cada empresa. Devemos garantir que que estamos fazendo algo bom para o ser humano.”

Dr Rui concorda ao dizer que toda tecnologia deve ter um caminho para continuar a evoluir. Mas, ao mesmo tempo, se for um caminho desprotegido, isso poderá causar alguns problemas. “A minha opinião pessoal é, com algumas orientações cautelosas, de que garantiremos o nosso caminho para o próximo nível de IA com benefícios para a sociedade e, ao mesmo tempo, não limitaremos quaisquer inovações interessantes. Queremos encontrar um bom equilíbrio entre esta direção cautelosa e o passado para o próximo nível de inovação”, finaliza o CTO.

*a jornalista viajou a convite da Lenovo

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Laura Martins

Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

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