Espaçolaser automatiza WhatsApp e aumenta conversões em 396%

Empresa usa solução da Salesforce. Em três meses, rede de depilação quintuplicou conversão e mais que dobrou receita de campanhas no aplicativo

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4:40 pm - 05 de abril de 2024
espaçolaser Foto: Divulgação

A especialista em depilação Espaçolaser ampliou recentemente a estratégia de CRM (Customer Relationship Management) no WhatsApp, um dos principais canais de vendas das 769 lojas da rede no País. Com a automação através da plataforma Marketing Cloud, da Salesforce, a empresa conseguiu, em três meses, ampliar em quase cinco vezes (396%) a conversão de vendas de campanhas no aplicativo de mensagens.

A receita gerada com a estratégia mais do que dobrou no período, em 137%.

Segundo Renato Roschel, diretor de digital e performance da Espaçolaser – e que liderou a implementação – os resultados foram possíveis principalmente por conta da capacidade de automatizar as campanhas de marketing para os diversos lojistas.

“Antes, nossos lojistas enviavam as mensagens manualmente, a partir de listas com os contatos de potenciais clientes. Além do gasto de tempo com cada contato, isso gerava uma falta de padrão nas mensagens”, lembra o executivo. “Muitas vezes, o chip do celular do lojista também era bloqueado pelo alto número de contatos feitos.”

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Ao criar uma jornada específica na API do WhatsApp para enviar as campanhas automaticamente, diz Roschel, tarefas repetitivas foram eliminadas e as equipes de vendas puderam se concentrar em outras atividades. “O controle do funil de vendas no aplicativo, que era muito difuso, ficou mais organizado e intuitivo”, diz.

Automação de cobranças

Outra etapa abarcada na parceria foi a de cobrança dos clientes inadimplentes. O contato individual feito pelos lojistas foi substituído por uma campanha de renegociação atrelada ao CRM da Salesforce. “No primeiro teste de campanha, conseguimos recuperar 59% a mais em valor na comparação com as abordagens individuais”, conta.

Roschel diz que a solução está sendo testada em outras etapas de contato, como na geração dos leads vindos de indicações dos clientes.

“Os lojistas pediam as indicações e contatavam os potenciais consumidores um a um, de forma manual. Agora, criamos uma jornada no Marketing Cloud que já pede a indicação e faz o primeiro contato com o nome indicado. Em três meses, a captura de leads dessa categoria cresceu 221%”, diz.

Com a tecnologia, a empresa também tem disponibilizado agendas para marcação de hoários diretamente nos canais das lojas e no aplicativo. Em 2023, a novidade fez a taxa de presença nas lojas crescer 15%, o número de pessoas atendidas por loja crescer 76% e as faltas em consultas cairem 41%.

A Espaçolaser planeja expandir as iniciativas de marketing digital com a Salesforce, inclusive usando inteligência artificial (IA) para analisar dados de clientes e automatizar contatos.

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Redação

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