Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

ESG, CX e Centralidade no cliente

Os especialistas em CX têm a oportunidade de assumir um papel de liderança na mudança organizacional focada em ESG

*Caroline Capitani
16:07 pm - 14 de julho de 2022

ESG (Environmental, Social and Governance) e CX (Customer Experience) são dois conceitos que podem, e devem, caminhar juntos em prol do cliente, fortalecendo a reputação, o valor e, principalmente, a perenidade da marca. Uma pesquisa realizada pela Havas aponta que 79% dos consumidores brasileiros dizem que as marcas precisam agir cada vez mais pelo bem da sociedade e do planeta.

Com isso, os especialistas em CX têm a oportunidade de assumir um papel de liderança na mudança organizacional focada em ESG. Enquanto que no passado recente os profissionais de CX utilizavam técnicas de design thinking considerando aspectos como o quão a solução era desejável (pelas pessoas), exequível (tecnicamente) e viáveis (financeiramente), agora elas precisam incorporar nas projeções o pilar “sustentável”. O design estratégico centrado no ser humano valoriza a empatia entre as pessoas e pelo meio ambiente, nos projetos.

Questionamentos como “O seu negócio ou a empresa para a qual você trabalha sobreviverá se não houver água potável em nossas torneiras? e Os clientes e usuários que você atende ainda estarão interessados no aplicativo móvel que você cria se eles forem incapazes de atender às suas necessidades humanas básicas?” partem do discurso de formatura do Chefe Oren Lyons, do Clã das Tartarugas da Nação Onondaga, que, embora proferido em 2005, na Faculdade de Recursos Naturais da Universidade da Califórnia, Berkeley, se mostra bastante atual e faz muito sentido com o que estamos falando sobre ESG.

À medida que as empresas investem nessas novas ofertas e iniciativas, elas devem canalizar uma voz ativa da comunidade para o desenvolvimento de propostas. Não fazer isso pode resultar em uma reação negativa dos usuários. Mesmo que, para alguns consumidores, ainda não tenham essa consciência, pode ser difícil mudar seus hábitos da noite para o dia, mas já há uma maior predisposição para isso. Um estudo recente do Pew, que analisou consumidores em 17 economias avançadas, descobriu que 80% deles estão dispostos a fazer mudanças na forma como vivem e trabalham para lidar com as ameaças representadas pelo aquecimento global.

Consumidores “ecologicamente capacitados e empoderados” exigem que as empresas transformem produtos e serviços para permitir seu próprio impacto de sustentabilidade. Afinal, o súbito aumento de interesse pela economia circular e por práticas de ESG tem uma razão: um cliente mais informado e exigente está começando a dominar o mercado.

Co-criar soluções e envolver o ecossistema e partes interessadas na elaboração das frentes também são boas práticas do design que precisam ser incorporadas. Só assim será possível implantar programas ESG eficazes que garantam que as organizações atendam de forma consistente às mudanças nas expectativas das partes interessadas.

Teremos que usar a soma de olhares, de competências e explorar ainda mais o que aprendemos com o Design Thinking, que é uma abordagem poderosa criada para resolver problemas complexos de formas criativas. Como evoluir no quesito socioambiental e questões de governança corporativa não é uma atividade trivial, a ferramenta deve ser colocada a favor para buscar essas alternativas inovadoras.

*Caroline Capitani é VP de Design Digital e Inovação da ilegra

Tags:
CX
ESG
experiência do cliente
Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados