Employee Experience é chave para transformar o RH

O surgimento acelerado de novas tecnologias pressiona organizações a constantes mudanças para manter a vantagem competitiva, o que não se aplica somente ao setor de TI. O futuro dos departamentos de RH, por exemplo, será baseado em criar uma cultura de inovação focada na motivação dos colaboradores, a chamada “employee experience” ou experiência do colaborador.

O novo conceito, apesar de ainda não ser visto como uma prioridade para muitas empresas no Brasil, está tomando corpo e entra na pauta das organizações, que percebem, aos poucos, seus impactos positivos nos negócios. Este foi um dos temas debatidos durante a primeira edição do TAQE TRENDS, evento realizado nesta terça-feira (28) pelo TAQE, app de emprego e formação profissional voltado a jovens.

“Se a empresa criar contextos para o desenvolvimento de talentos, isso vai aflorar nos funcionários capacidades que eles nem sabiam que tinham”, afirmou Arthur Ranieri, head de employee experience da Livework. Segundo ele, a partir de agora o RH deixa de ser um gestor de processos e passa a ser um gestor de experiências. “A boa experiência do colaborador impacta positivamente tanto no cliente interno como no externo.”

Funcionário como cliente

A experiência do cliente já é o foco do marketing das empresas de sucesso e, assim como o consumidor final, os colaboradores devem ser encarados como clientes que devem ter a sua experiência melhorada. Atento à esta tendência, o banco Santander, por exemplo, desenvolveu algumas soluções neste sentido.

Além de transformar e modernizar o portal interno da área de RH, o banco também desenvolveu dois aplicativos: o Academia Santander, voltado para capacitação e desenvolvimento dos funcionários, e o Santander Pessoas, uma maneira mais fácil e intuitiva de otimizar o controle do ponto dos colaboradores, entre outras funcionalidades.

Para o desenvolvimento destes e outros projetos, a equipe de TI atua em conjunto com a área de RH. De acordo com Mauricio Toledo, superintendente de RH do Santander Brasil, este alinhamento da estratégia e planejamento do RH com a infraestrutura da TI é fundamental para diminuir GAPs e falhas de entendimento.

O executivo acredita que o departamento de recursos humanos precisa estar preparado para a transformação digital não apenas para se modernizar como também aprimorar a experiência dos colaboradores. “É preciso escutar o funcionário para inovar”, finalizou.

Recent Posts

Minsait: só 10% empresas tem plano estratégico de IA

A inteligência artificial, principalmente a generativa, ganhou tanta atenção do mundo dos negócios que estudos…

13 minutos ago

Mais de 2 bilhões de cookies vazados na dark web são do Brasil

O Brasil ocupa o primeiro lugar entre 244 países com mais de 2 bilhões de…

44 minutos ago

Redbelt: 3 vulnerabilidades a serem corrigidas na indústria de commodities

A indústria de commodities, sejam agrícolas, animais, minerais, energéticos ou ambientais, virou alvo dos cibercriminosos,…

1 hora ago

Fintech SumUp anuncia captação de € 1,5 bilhão

A fintech britânica SumUp anunciou na terça (7) que captou € 1,5 bilhão (cerca de…

2 horas ago

OpenAI desenvolve ferramenta para criadores controlarem uso de seu conteúdo em IA Generativa

A OpenAI anunciou o desenvolvimento de uma nova ferramenta chamada de Media Manager, buscando proporcionar…

3 horas ago

TikTok processa governo dos EUA em disputa constitucional por possível banimento

O TikTok entrou com um processo contra o governo dos Estados Unidos, nesta terça-feira, em…

4 horas ago