Notícias

Durante pandemia, Brasil lidera pedidos online de cartões e empréstimos

Os brasileiros lideraram as solicitações de crédito online durante a pandemia, revela levantamento global da Experian. Os pedidos de cartões de crédito saltaram 5 pontos percentuais e de empréstimos 9 pontos percentuais no Brasil, enquanto em outros dez países investigados houve estabilidade e inclusive queda.

Para o diretor de decision analytics da Serasa Experian, Pedro Braga, a pandemia apenas impulsionou a crescente demanda pelo autoatendimento digital relacionado ao crédito e a e soluções financeiras. “Os consumidores não só querem como esperam ser possível solicitar crédito quando e onde eles estiverem, geralmente utilizando um dispositivo móvel”.

O estudo também mostrou que metade das companhias do mundo estão dedicando recursos para aprimorar suas capacidades analíticas, entender bem seu público-alvo e o segmento no qual atua para uma melhor tomada de decisão de risco de crédito. Um exemplo é o investimento em analytics, como soluções de machine learning, para testar novos modelos de previsão e risco de crédito.

Leia também: 6 dicas de segurança para evitar ataques contra sites

“Empresas inovadoras precisarão ir além das fontes de dados tradicionais e aproveitar dados alternativos e sintéticos a fim de antecipar as necessidades de crédito de seus clientes ao usar ferramentas para automatizar o processo e reduzir o risco”, complementa o especialista. Segundo ele, iniciativas como o Cadastro Positivo e Open Banking no Brasil auxiliam a aprimorar essas análises.

Os efeitos da pandemia na vida financeira das pessoas prevalecem, de modo que 1 em cada 3 consumidores no mundo ainda se preocupa com as finanças, mesmo que tenha ocorrido uma queda entre os que dizem ter reduzido os gastos supérfluos.

Apesar de a preocupação com problemas financeiros no Brasil ainda ser maior do que a média global (44%), o mapeamento indica uma redução entre aqueles que utilizam as reservas financeiras para manter as contas em dia.

O reporte global reúne três estudos realizados entre junho de 2020 e janeiro de 2021. Foram entrevistados 9 mil consumidores e 2.700 empresas de 10 países, como Alemanha, Austrália, Brasil, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão e Reino Unido.

Recent Posts

IT Forum e Deloitte anunciam parceria para o Prêmio Executivo de TI de 2024

O IT Forum anuncia sua parceria com a Deloitte - organização com o portifólio de…

9 horas ago

Projeto de energia solar na Amazônia receberá US$ 25 mil da Nextracker

A especialista em energia limpa Nextracker anunciou essa semana que vai investir US$ 25 mil…

9 horas ago

Clicksign anuncia nova marca e quer dobrar receita em 2024

A plataforma de assinatura eletrônica Clicksign acaba de anunciar um rebranding e, junto com isso,…

10 horas ago

Fraudes de identidade são percebidas por 80% dos usuários na América Latina

Resultados de uma pesquisa da estoniana Veriff divulgados durante o WebSummit 2024, no Rio de…

10 horas ago

Infraestrutura crítica brasileira está sob ameaça de ciberataques

O Brasil sofreu 61 ciberataques em 2023 que afetaram infraestruturas críticas, o que trouxe impactos…

11 horas ago

Rethink cresce 40% em faturamento e anuncia escritório em São Paulo

A consultoria mineira Rethink anunciou essa semana que seu faturamento em 2023 cresceu 40%, alcançando…

12 horas ago