Dicas de rede para líderes de TI: um guia para fazer networking

O networking bem-sucedido, dizem os CIOs, envolve dar mais do que receber. E não espere para começar até que você esteja desempregado

Author Photo
9:33 am - 08 de fevereiro de 2023
networking Foto: Shutterstock

Networking não é apenas para festas de fim de ano. É algo que você deve fazer durante todo o ano e, se abordado corretamente, funciona, não importa onde você esteja na carreira.

As duas regras fundamentais do networking, de acordo com CIOs e coaches de carreira, são agendar pelo menos uma hora por mês para fazer isso e abordá-lo como algo que você faz para ajudar outras pessoas além de si mesmo.

Joe Topinka, Coach de Carreira da CIO Mentor, em Charlotte, na Carolina do Norte, diz que originalmente não era um grande fã de networking. “Meu chefe me incentivou a fazer isso quando eu trabalhava no desenvolvimento de software, e na verdade eu resisti”, lembra ele. “Eu costumava tentar fazer isso às sextas-feiras, levantava e começava a reclamar com minha esposa. Mas depois comecei a fazer e voltava energizado e cheio de ideias”.

Hoje em dia, como a maioria das pessoas entrevistadas para este artigo, Topinka coloca o networking em sua agenda para garantir um tempo disponível para isso e aconselha seus clientes CIOs a fazerem o mesmo.

Saiba que você não está sozinho

Claro que é fundamental manter-se atualizado com seus contatos se você está procurando emprego, mas o networking vai muito além disso. Edward Wagoner, CIO da empresa de imóveis comerciais Jones Lang LaSalle (JLL), com sede em Chicago, diz que participar de eventos com outros CIOs deu a ele um impulso de confiança muito necessário.

“Durante anos, evitei eventos de networking porque não me sentia pertencente”, diz ele. “Eu sofria de uma falta de autoestima paralisante”. Mas depois de compartilhar esses sentimentos em conferências com outros CIOs, ele ouviu vários que tinham o mesmo problema. “Eu entrava em uma sala e pensava: ‘Oh, meu Deus, olhe para todas essas pessoas tão talentosas’. Mas acontece que elas estavam pensando a mesma coisa. Somos mais parecidos do que eu jamais imaginei.

Além de criar um senso de camaradagem, o networking também ajuda de outras maneiras. Os CIOs conversam entre si sobre abordagens para grandes projetos – técnicas e tecnologias que tiveram ou não sucesso para eles – bem como dicas para trabalhar com vários fornecedores e como lidar com questões de pessoal, entre outros tópicos.

“‘Nós’ é mais inteligente do que ‘eu’”, diz Larry Bonfante, Coach Executivo da CIO Bench Coach, em West Nyack, NY. “Quanto mais você puder se cercar de pessoas inteligentes, mais evitará entrar nas mesmas tocas de coelho”. Além disso, diz ele, dada a rapidez com que o setor está evoluindo, o networking “ajuda você a ver o que está acontecendo no mundo de forma mais ampla”.

Na verdade, o networking pode ajudar a mantê-lo comercializável mesmo antes de iniciar uma busca de emprego, diz Jayne Mattson, Coach de Carreira e autora. Conversar com outras pessoas pode ajudá-lo a ver como suas realizações podem ser transferidas entre setores e como você pode agregar valor a outras empresas. Também é uma ótima maneira de conhecer outras oportunidades, inclusive em empresas que podem estar demitindo em algumas áreas de tecnologia, mas contratando em outras, acrescenta ela.

Alguns CIOs, incluindo Ken Piddington, CIO da US Silica, usam eventos de networking para “manter os recrutadores aquecidos”, conectando-se com especialistas de TI nacionais ou locais. Mesmo que não esteja procurando emprego, ele pode conhecer outros CIOs que estão e pode ajudá-los a entrar em contato. Além disso, ele diz: “Quero entender as diferentes firmas [de RH] e onde elas se especializam, e então encontro uma maneira de me apresentar”.

Aproveite ao máximo as oportunidades on-line

A maioria dos especialistas concorda que você obterá muito mais de um encontro pessoal. Mas se o orçamento ou o tempo forem apertados, as conferências on-line podem funcionar, diz Mattson. Se você optar por um webinar, certifique-se de que sua câmera esteja ligada e comente quando puder.

“Quando você participa, as pessoas olham para você como uma pessoa importante, e é assim que você quer ser visto”, diz Mattson. “Se você está no mudo e não olha para a câmera, isso anula o propósito”. E certifique-se de aproveitar todas as oportunidades de networking on-line fornecidas pelos organizadores da conferência.

A pandemia tem sido uma benção para as conferências on-line. Megan Duty, Vice-Presidente de Tecnologia e Entrega de Projetos da Puritan Life, diz que seu tempo disponível para networking aumentou porque ela estava trabalhando mais em casa. “Eu não estava viajando tanto e senti que essas conferências eram importantes”, diz ela.

Escolha seus grupos com cuidado

Geralmente, Duty participa de reuniões relevantes para seguros, liderança, mulheres em tecnologia ou aquelas organizadas por grupos de consultoria que ela deseja conhecer melhor. Muitos desses fóruns estão de volta ao presencial, diz ela, e ela viajou muito durante 2022. Mas ela usou seu tempo virtual para descobrir quais eram as conferências mais valiosas antes de participar pessoalmente.

Outra técnica, ela sugere, é entrar em contato com as pessoas que você conhece. Ela pergunta a conhecidos profissionais a quais grupos eles pertencem e se eles encontraram valor em participar de suas reuniões ou conferências anuais.

Wagoner, da JLL, diz que seleciona conferências que o ajudarão a aprender coisas que ele ainda não sabe ou que “me desafiam a pensar de maneira diferente”. Por exemplo, ele não precisa ouvir que a cibersegurança é importante; ele já sabe disso.

Outra vantagem é ter palestrantes inspiradores, como Sabina Ewing, CIO Global da Abbott Laboratories, ou Danielle Brown, CIO da Whirlpool, “pessoas que eu pagaria para estar na sala para ouvir”, diz Wagoner. Ele explica como ficou impressionado com a forma como a Whirlpool, uma empresa de manufatura madura, eliminou uma empresa de tecnologia da lista “Management Top 250” do The Wall Street Journal e queria saber mais sobre como isso aconteceu.

Wagoner, recentemente, recebeu um grupo de CIOs na sede corporativa da JLL, em Chicago, e falou sobre os esforços de sua empresa para ser neutra em carbono como parte do compromisso de ajudar a educar as pessoas sobre o que está fazendo. Outra palestrante do evento foi a Dra. Nancy Tuchman, Reitora fundadora da Escola de Sustentabilidade Ambiental da Loyola University Chicago, “uma das instituições secundárias mais sustentáveis” do mundo, diz Wagoner. “O público estava fazendo perguntas e se envolvendo antes mesmo de pedirmos”.

Ron Mathis, Diretor de Operações de Tecnologia da Informação da Illinois Tool Works, diz que precisa escolher a quais grupos pertencer, porque “há muitas organizações diferentes segmentando meu grupo demográfico; Eu não posso participar de todos eles”. A maior parte de seu tempo e energia de networking são gastos com a seção de Chicago da Society of Information Management (SIM), um grupo nacional para líderes de TI com muitas seções locais. Ele também é ativo no LinkedIn.

Seu conselho: “Escolha um e não procure um ROI imediato em seu investimento de tempo. Com o tempo, descobri um valor significativo na construção de uma rede de outras pessoas a quem peço conselhos profissionais”.

Comece local e pequeno – e faça isso agora

Não espere até precisar de uma rede; você não sabe quando isso vai acontecer. Em vez disso, construa-a antes de precisar, o que significa agora. “Uma boa rede não acontece por acaso”, diz Piddington, da US Silica. “Tem que ser intencional”.

Se você está apenas começando com a rede, provavelmente é melhor começar com grupos MeetUp locais ou uma seção SIM mais próxima – em outras palavras, algo pequeno que inclui pessoas com quem você pode manter contato posteriormente. Escolha um grupo onde você se sinta o mais confortável possível com seus colegas e onde possa retribuir. Tenha em mente que os outros participantes realmente querem ouvir sobre suas experiências profissionais relevantes, tanto positivas quanto negativas.

Prepare perguntas antes de ir, depois escolha alguns nomes da agenda como pessoas com quem você deseja conversar e faça isso. Peça para ir a um café no local da conferência ou nas proximidades (e pague a conta), converse por meia hora e pergunte se você pode manter contato após o término da conferência. Construa a partir daí; a maioria das pessoas se lembra de como é ser novo em sua função e é generoso com seu tempo.

Bonfante, da CIO Bench Coach, diz: “Não se trata de ser a pessoa mais interessante da sala; é sobre ser o mais interessado. Pergunte sobre as pessoas ao seu redor – o que elas estão fazendo, com o que estão tendo problemas”.

Você também pode começar aproveitando seus contatos profissionais existentes nas redes sociais; Mattson é um grande fã de usar o LinkedIn como um meio de networking. Apenas certifique-se de que seu perfil está atualizado.

Onde obter ajuda

Para o iniciante verdadeiramente introvertido ou absoluto, você pode aprender o básico fazendo algumas leituras antes de se aventurar. Piddington da US Silica recomenda Some Assembly Required: How to Make, Grow, and Keep Your Business Relationships, de Thom Singer.

Mattson escreveu o livro You, You, Me, You, explicando como desenvolver e nutrir relacionamentos profissionais. Ela diz que escreveu o livro frustrada porque as pessoas muitas vezes acreditam que sabem fazer isso bem quando, na verdade, não sabem.

Devolva

Depois de encontrar sua tribo e se sentir confortável, ofereça-se para ser um mentor, participar de um painel ou liderar uma discussão. Também ajuda a construir sua marca, diz Topinka, da CIO Mentor.

Bonfante, da CIO Bench Coach, lembra quando saiu da Pfizer e tentou manter contato com alguém que ainda estava na empresa. Por um ano suas ligações não foram atendidas, “e eu entendi”, então parou de ligar. Dois anos depois, a pessoa ligou para ele para pedir um favor. Bonfante fez isso, mas enquanto passava um tempo ajudando o cara, “eu estava pensando: ‘Espere, quando tentei ligar para você, você estava sob proteção de testemunhas e agora quer algo de mim?’”, diz Bonfante.

Não seja essa pessoa.

Todo mundo sabe algo de valor, mas pode levar algum tempo até que você esteja pronto para um compartilhamento genuíno, aconselha Waggoner, da JLL. “Eu não estava pronto para a autorreflexão até um pouco mais tarde na minha carreira”, diz ele. Demorou algum tempo para desenvolver “a capacidade de me olhar criticamente, da maneira certa, e compartilhar com os outros, para realmente me abrir e ajudar as pessoas”. Para ele, hoje em dia, networking é ser autêntico tanto como ser humano quanto como CIO, e essa percepção foi resultado de “muito café e muita angústia”.

Leva algum tempo e esforço, mas a rede é mais importante do que nunca, especialmente para os mais jovens ou para os novos em uma função de liderança de TI. “Você obterá o que você colocar nela”, diz Wagoner. “Descubra uma maneira de participar”.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.