DENATRAN disponibiliza dados de condutores para TSE

O Ministério das Cidades e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinaram nesta terça-feira (22/08) o Termo de Autorização para fornecimento de dados constantes no Banco de Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A finalidade é agregar esforços para garantir a segurança na identificação e no cadastramento biométrico dos cidadãos. 

Segundo o ministro das Cidades, Bruno Araújo, esse modelo de segurança do voto serve para melhorar a democracia. “O acesso a essas informações aprimora o termo de governança em algo totalmente avançado, que o Brasil mudou algumas décadas atrás, sobretudo no início de apresentação do nosso modelo do voto eletrônico. A partir do acesso a essa nova forma comparativa de dados, o TSE passa a ter outra fonte imensa de informação e segurança dos dados, além de outros elementos importantes de planejamento”, explicou.

Funcionalidades do termo assinado pelo DENATRAN

O Tribunal passará a ter acesso a mais de 64 milhões de dados biográficos e biométricos de condutores habilitados em todo País. O compartilhamento vai agregar esforços para a segurança da identificação civil e do cadastramento biométrico dos eleitores, otimizando recursos e implementando mais agilidade ao processo, principalmente em grandes centros urbanos.

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, falou sobre a importância da parceria. “Vamos substancializar a nossa base de dados e avançar no trabalho biométrico. Estamos fazendo poupança de recursos de retrabalho e uma racionalização, integrando a nossa cooperação, a nossa base, e fazendo um diálogo construtivo evitando gastos e desperdício”, disse.

A medida é regulamentada pela Portaria nº 15, de 18 de janeiro de 2016, que estabelece que os órgãos e entidades públicos não integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), possam ter acesso aos dados do Denatran no exercício de suas atribuições legais, detalhando os procedimentos relativos à emissão do Termo de Autorização de Acesso.

“Para o Ministério das Cidades, poder contribuir com o órgão máximo da Justiça Eleitoral é muito gratificante. Com esta aproximação ajudamos a garantir uma segurança maior no processo eleitoral brasileiro, a fim de fortalecer a democracia”, disse Araújo. 

Recent Posts

Pagamentos via Pix no exterior: Rendix tem o objetivo de expandir globalmente

A plataforma Rendix, que permite pagamentos via Pix em transações internacionais, está ganhando terreno na…

4 minutos ago

DeepL anuncia aporte de US$ 300 mi para crescer internacionalmente

A DeepL, empresa alemã especialista em linguagem natural para IA, anunciou essa semana um investimento…

2 horas ago

Tecnologia de ponta falha na proteção contra roubos de carros Tesla

A segurança dos veículos Tesla, que adotaram recentemente a tecnologia de rádio de banda ultralarga,…

3 horas ago

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

4 horas ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

5 horas ago

Mais da metade dos ataques contra empresas no Brasil em 2023 usaram IA generativa

Apesar de uma redução no número total de ataques cibernéticos no Brasil entre 2022 e…

5 horas ago